[soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/silvio-souza-mapelenews-598222033/segunda-etapa-do-programa-de-rastreamento-do-cancer-de-mama-e-realizada-em-simoes-filho” ][/soundcloud] Após a satisfatória adesão das mulheres simõesfilhenses que tiveram acesso a primeira etapa do “Programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama”, até o dia 04 de maio por meio da Secretaria de Saúde de Simões Filho em parceria com o Governo do Estado, nesta sexta-feira (10), ocorreu a segunda etapa para as mulheres que tiveram o diagnóstico da mamografia inconclusivo.
A estratégia itinerante realizada na Praça da Bíblia em Simões Filho; atendeu 2.469 mulheres, um público alvo de 50 a 69 anos; visando à prevenção, detecção precoce e tratamento da doença, com a realização de exames de mamografias.
“Após a primeira etapa, os resultados dos exames estão sendo entregues, pela Secretaria de Saúde de Simões Filho, através dos Postos de Saúde da Família (PSF), e os que tiveram resultados inconclusivos; geraram a segunda etapa, onde se realizam a ultrassonagrafia e a punção caso haja necessidade”, explica a Técnica da Diretoria de Projetos Estratégicos da Sesab, Cléia Soares que informou que 148 mulheres simõesfilhenses com resultados ‘inconclusivos’, o programa deu acesso para concluir o diagnóstico por meio de exames complementares.
Para a equipe de reportagem do ‘Mapele News’, Cléia Soares esclareceu que após a biópsia; se o resultado for positivo para câncer, a paciente é informada e encaminhada para a terceira fase que consiste ao acesso a um Centro de Referência do Câncer de Mama para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico em uma das unidades de alta complexidade em oncologia da região.
“Caso alguma mulher não tenha comparecido nesta sexta-feira para realizar os exames complementares, ela sai do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama”, mas o Centro de Saúde da Mulher possui a especialidade e as pacientes poderão procurar a Secretaria de Saúde ou o Centro Social para serem encaminhadas”, informou a Coordenadora Ariadne Brandão
A Técnica da Diretoria de Projetos Estratégicos avaliou como positivo o suporte e estrutura do Centro de Saúde da Mulher, um dos melhores dos municípios que integram a região leste do Programa Saúde sem Fronteiras.
“A estrutura geral contempla a realização dos exames complementares e as mulheres estão sendo bem acompanhadas”, afirmou Cléia Soares que ainda destacou a ‘organização e todo o suporte para a realização da segunda etapa’.
A ação realizada em Simões Filho; também permitiu o acesso a 38 mulheres do município de Dias D’ Ávila realizarem os exames complementares.
O Centro de Saúde da Mulher foi reinaugurado em novembro do ano passado pelo Ex-Secretário Dr. Alfredo Assis e está totalmente equipado possibilitando a realização de mais de 300 mamografias mensais, além, de toda a estrutura para receber o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama que está dando continuidade a nova Secretária de Saúde, Mariza Oliveira.
Deixe seu comentário