Simões Filho: Quilombo Pitanga de Palmares participa de Campanha do Governo do Estado sobre Agricultura Familiar


Após participar no final do ano passado da 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO) e VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque de Exposições de Salvador, o Quilombo Pitanga de Palmares, localizado em Simões Filho; obteve mais um reconhecimento pela sua história de luta e cultura difundida na região. O Quilombo foi escolhido pelo Governo do Estado, através, da Secretaria de Agricultura da Bahia para protagonizar uma campanha publicitária com ações na agricultura familiar. Peças publicitárias como outdoors estarão expostas na capital baiana e RMS.

De acordo com a líder quilombola, Maria Bernadete Pacífico, que também representa o município de Simões Filho na Comissão Estadual de Sustentabilidade de Povos e Comunidades Tradicionais, as gravações e sessões de fotos para a campanha publicitária foram iniciadas na comunidade quilombola na última quinta-feira (12). Cerca de 16 famílias participaram das sessões de fotos que contou também com locação em um Studio na capital baiana.

“O Governo do Estado da Bahia vai utilizar as ações desenvolvidas por apoiar o projeto que está sendo aplicado na comunidade quilombola”, explicou Bernadete.

Em entrevista, a líder quilombola garantiu a perspectiva de buscar apoio junto ao Governo Federal e a intenção é concentrar esforços para a ampliação de ações em harmonia com o quilombo, agricultores e pescadores para mostrar os serviços e produtos de Simões Filho.

A cultura e o artesanato que maximizam o arcabouço cultural da região também estarão apresentados nas peças publicitárias. O projeto revela também o reconhecimento do trabalho das 162 famílias assentadas.

Maria Bernadete revelou que com relação à irrigação; um projeto já foi confirmado pelo Governo do Estado. Ainda de acordo com ela, a energia elétrica chegará ao Quilombo Pitanga de Palmares, após três anos de luta junto com o vice-prefeito Neco Almeida que comunicou a ‘boa nova’ e uma extensão de redes para as roças estará sendo instalada nos próximos dias.