Guarda Municipal defende atitude do agente que matou morador de rua


Um homem foi baleado por um guarda municipal com dois tiros nas costas, na tarde desta quarta-feira (13), próximo ao Mercado Modelo, na Cidade Baixa, em Salvador. De acordo com testemunhas, a vítima era usuária de drogas na região e, ao ver guardas municipais, correu e se jogou no mar. Testemunhas relataram ainda que, ao sair da água, o homem foi encontrado pelos guardas e um deles atirou.
O rapaz correu em direção ao Elevador Lacerda e foi atingido nas costas. Após os tiros, ele ficou caído no chão até ser socorrido pelos próprios guardas para o Hospital Geral do Estado, onde chegou sem vida.
Na manhã desta quinta-feira (14), a Guarda Municipal se pronunciou através de nota e informou que a vítima dos tiros identificada como Anderson Santos de Araújo, é suspeito de tráfico e, ainda segundo a assessoria, o homem possui diversas entradas por roubo e tráfico de drogas.
A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) explicou que após uma perseguição no Largo Dois de Julho, envolvendo Policiais Civis  e Anderson, ele fugiu em direção ao bairro do Comércio. Na ocasião, agentes da Guarda Municipal que atuam na região da Praça se depararam com uma luta corporal entre Policiais Civis e o a vítima no momento em que ocorreu outra perseguição.
Ainda segundo a superintendência, o suspeito tentou efetuar fuga pelo mar, sendo realizado o cerco pelos agentes, aguardando ele sair do mar. Ele correu em direção aos agentes da Guarda Municipal, que disparou contra o indivíduo, que por sua vez caiu em via pública, sendo socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde veio a óbito.
Os agentes da Policia Civil e da Guarda Municipal foram ouvidos na 1ª Delegacia, nos Barris, onde o fato está sendo apurado.
Relacionadas: