Bahia segura o Fortaleza e garante vaga nas semifinais do Nordestão


Contando com apoio maciço da torcida na Fonte Nova, o Bahia assegurou neste domingo (03) uma vaga nas semifinais da Copa do Nordeste, empatando com o Fortaleza por 1 a 1, na Fonte Nova. O Esquadrão não teve boa atuação, e acabou vendo uma partida que era simples se complicar no primeiro tempo, quando Paulo Roberto foi expulso de forma infantil.
Na semifinal, o adversário do tricolor será o Santa Cruz, que foi presa fácil para o Esquadrão ,a fase de grupos. O time comandado por Doriva bateu os pernambucanos no Arruda e só precisou de um time recheado de jovens para vencer em Salvador. O primeiro duelo será já nesta quarta-feira (13), no Recife.
O jogo
Apesar de ter a vantagem, o Bahia não tomou conhecimento do Fortaleza e partiu para cima dos cearenses, empurrados pela torcida, que fez bela festa nas arquibancadas da Fonte Nova.
O time de Doriva dava espaço para o adversário, mas saia rápido no contra-ataque e uma ligação direta, logo aos seis minutos de jogo, encontrou Thiago Ribeiro dentro da área. O experiente atacante tentou fazer o giro depois de dominar, mas foi puxado pelo volante Julliano: pênalti para o Esquadrão.
Na cobrança, o próprio Thiago Ribeiro bateu rasteiro, mas Ricardo Berna conseguiu defender, adiantado, para salvar o Fortaleza de levar o primeiro.
Após perder o pênalti, o Bahia esteve muito perto de levar um gol nos dois lances seguintes. Aos 11, em contra ataque rápido, Juninho Sobralense recebeu de frente para o gol e bateu rasteiro, tirando de Lomba, mas a bola foi na trave.
A defesa do Esquadrão voltou a cochilar pelo lado esquerdo aos 15 minutos, com Anselmo saindo de cara com o gol. Marcelo Lomba fez milagre no chute rasteiro, na Sobra, Juninho, livre tentou novamente, mas a defesa conseguiu tirar.
Quatro minutos depois, Juninho perdeu mais um. Ele recebeu belo cruzamento da esquerda feito pó Max Oliveira, mas cabeceou para fora, com a bola tirando tinta da trave de Lomba.
Com 26 minutos de bola rolando, o confronto ficou mais complicado para o Bahia, Paulo Roberto recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso, deixando o Esquadrão com menos um atleta em campo.
Já melhor em campo, o Fortaleza passou a ter maior posse de bola na Fonte Nova, e seguiu buscando o primeiro gol para manter viva a esperança de classificação.
Anselmo teve a maior chance na reta final do primeiro tempo, aos 35 minutos. O centroavante recebeu de cara mas na hora de finalizar mandou longe do gol, lance bizarro na Fonte Nova.
Segundo tempo
Com o regulamento debaixo do braço, Doriva mudou no intervalo, colocando Moisés no lugar de Luisinho e ganhando mais força de macacão para a equipe que tinha perdido um volante.
Logo no início da segunda etapa, no entanto, o lado esquerdo da defesa do Bahia voltou a cochilar, com Pio entrando livre e acertando a trave dos donos da casa.
Um minuto depois, Anselmo chegou a mandar para as redes de Marcelo Lomba, mas a arbitragem pegou impedimento do ataque cearense.
A reação do Esquadrão veio aos sete, com João Paulo Gomes, já jogando como meia, descendo pela esquerda e cruzando na frente do gol, mas Thiago Ribeiro chegou atrasado.
Precisando de gols, o Fortaleza foi para cima do Bahia, e a pressão surtiu efeito aos 18. Em jogada de Daniel Sobralense, Eduardo recebeu na área, e bateu na saída de Lomba para abrir o placar na Fonte: Fortaleza 1 a 0.
O gol adversário acordou o Bahia, que no minuto seguinte teve um gol de Thiago Ribeiro anulado, com a arbitragem apontando impedimento.
João Paulo Gomes teve chance incrível após receber belo passe de Edigar Junio. O lateral improvisado tentou bater de primeira e acabou pegando mal na bola, que passaou longe do gol de Ricardo Berna.
O ataque do Bia chegou bem aos 28 anos, com Edigar Junio recebendo na área, com espaço, mas chutando fraco, para a fácil defesa de Berna.
Já o Fortaleza teve a grande chance com Juninho, aos 32, com Juninho chutando cruzado e a bola passando muito perto da trave defendida por Lomba.
A exemplo do que aconteceu na primeira partida, o volante Juninho resolveu quando o Bahia já não conseguia cria. Aos 39, Juninho recebeu na entrada da área e bateu forte para decretar a classificação do Esquadrão. Bahia 1 x 1 Fortaleza.
As últimas chance dos cearenses aconteceram já nos acréscimos, quando o relógio já marcava mais de 45 minutos. Eduardo recebeu e colocou no canto, com a bola passando para fora, perto da trave de Lomba. O mesmo Eduardo cabeceou na trave no último minuto de jogo, para delírio dos mais de 18 mil torcedores do Bahia na Fonte.
Ficha Técnica
Bahia 1 x 1 Fortaleza
Copa do Nordeste – Quartas de final (volta)
Local: Fonte Nova, às 16h
Arbitragem: Eduardo de Santana Nunes (SE), assistido por Eric Nunes Costa e de Jean Márcio dos Santos (SE e RN, respectivamente).
Cartões amarelos: Paulo Roberto (Bahia); Juliano, Max, Daniel Sobralense, Pio e Anselmo (Fortaleza).
Cartões vermelhos: Paulo Roberto (Bahia).
Gols: Eduardo (Fortaleza) e Juninho (Bahia).
Bahia: Lomba; Hayner, Lucas Fonseca , Éder e João Paulo Gomes (Júnior Ramos); Feijão, Paulo Roberto e Juninho; Luisinho (Moisés), Edigar Junio e Thiago Ribeiro. Técnico: Doriva.
Fortaleza: Ricardo Berna; Felipe (Clebinho), Lima, Edmar e Max Oliveira (Eduardo); Juliano, Pio, Éverton e Daniel Sobralense; Juninho e Anselmo. Técnico: Marquinhos Santos.