Conheça o perfil do pré-candidato a prefeito em Simões Filho Denyson Santana: ‘Participação Social e Democrática’


 [soundcloud soundcloudurl=”[soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/radialista-valfredo-silva-mapelenews/conheca-o-perfil-do-pre-candidato-a-prefeito-1″ ][/soundcloud] O Secretário de Trânsito e Transportes de Simões Filho, Denyson Santana, ao participar da série de reportagens que traça o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito da cidade defendeu a idéia da participação das pessoas na esfera pública; debatendo e dando sugestões acerca de questões coletivas que dizem respeito aos problemas que necessitam de soluções para o fortalecimento da democracia e prevista por um novo modelo de gestão embasado pelo o que ele entende como ‘linha municipalista’.

Segundo Denyson Santana (PROS), a participação popular e social que se estreita de forma comunitária ganha força e transparência com uma gestão voltada ao diálogo. “Não adianta o gestor está sentado na cadeira dizendo o que irá fazer nos bairros sem ouvir o povo”, explica.

“Temos que ouvir o povo e dar a forma técnica para aquilo que a comunidade necessita e está ao lado do povo fortalecendo a participação popular, social e democrática”, argumenta o pré-candidato a prefeito.

Simõesfilhense nato, apesar de ser o mais jovem pré-candidato ao Executivo Municipal, no dia 20 de março, ele completa 32 anos de idade e possui uma extensa formação profissional e acadêmica que lhe concedeu respaldo para atuar como consultor na área de gestão pública em diversas cidades baianas como Teixeira de Freitas, Jeremoabo, Itaberaba, Paulo Afonso, São Francisco do Conde, entre outras.

Casado com a assistente social Fabiane Santana, o pré-candidato a prefeito é filho do Vereador Dene da Metalúrgica (PSD) e da Sra. Edna Santana. Denyson é o primogênito de quatro filhos do casal e irmão de Demerson Santana, Denilson Júnior e Elane Santana (in memorian).

 

Trajetória

Tendo Simões Filho como berço do seu nascimento e historia da sua criação por meio de uma base familiar consolidada pelo amor, honestidade, respeito e  caráter ensinado pelos seus pais, o sucesso da sua vida acadêmica e profissional tiveram como base de sustentação a sua passagem pelas escolas públicas do município. Denyson passou por colégios tradicionais como Manoel Ferreira, Polivalente de Aratu, Padre Luiz Palmeira e Reitor Miguel Calmon. Aos 14 anos foi selecionado no Programa de Menor Aprendiz do Liceu de Artes e Ofício da Bahia; onde aprendeu a profissão de marceneiro.

Aos 17 anos ingressou no ensino superior e aos 21 anos formou-se em Administração pela Fundação Visconde de Cairu. Logo fez duas especializações nas áreas de Gestão e Contabilidade Governamental e Metodologia do Ensino Superior pela UCSAL. Atualmente é mestrando em Administração Pública também pela UNIFACS.

“Cresci e me profissionalizei dentro da cidade de Simões Filho; tendo como visão tê-la como campo de estudo e buscar conhecimentos embasados para trabalhar pelo avanço de forma técnica e sem ‘achismo’ para um modelo eficiente de gestão pública”, declarou.

Vida Pública 

Aos 18 anos ingressou na esfera pública trabalhando no almoxarifado da prefeitura, vindo logo após, atuar como coordenador na ASPLAN, hoje Secretaria de Planejamento. Denyson Santana ressalta que sua passagem na pasta do Planejamento foi imprescindível no que se refere à sua visão de forma macro tanto na vida acadêmica como missão no desejo de buscar uma gestão que predomine a participação popular e democrática.

Secretaria de Planejamento: (SEPLAN)

De acordo com o Secretário, a sua atuação na pasta maximizou a visão técnica do que é o serviço público e atrelado à sua formação em gestão pública; permitiu analisar e estudar modelos efetivos e que podem dar resultados positivos na cidade. No governo do ex-prefeito Edson Almeida, ele trabalhou junto com a equipe de Planejamento a implantação do Orçamento Participativo.

Conforme Pesquisa Nacional de Participação Popular (PNPP), no início do ano 2000, cerca de 140 municípios brasileiros iniciaram o processo de implementação do Orçamento Participativo. Em Simões Filho, o pré-candidato foi um dos quadros para o fortalecimento do regime de exercício pleno da democracia.

Na carreira política partidária foi Presidente do Partido Social Democrático – PSD e atualmente preside o Partido Republicano da Ordem Social – PROS.

 

Denyson Santana foi coordenador de campanhas das vitórias eleitorais de 2008 e 2012 do atual prefeito Eduardo Alencar e articulador dos Partidos da base do Governo. 

Secretaria de Serviços Públicos: (SESP)

Em sua passagem pela pasta entre os anos de 2009 a 2012, de acordo com Santana foi um momento positivo da sua trajetória na vida pública e citou algumas ações.

Implantação do prédio da sede da Guarda Municipal e a Modernização, Fardamento e Equipamentos; Implantação do Centro de Monitoramento; Terceirização do Sistema de Iluminação Pública, Organização da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública com Cidadania, Criação da Central 0800 do Disque Luz, Implantação da Central de Vídeo-Monitoramento da cidade, Criação do Programa de Limpeza “faxinaço” nos bairros, entre outros.

 

O calor humano principalmente com os garis foi estreitado com ações de melhoria e autoestima, após implantação do Centro Social na casa do gari com a disponibilidade e acesso de profissionais como: psicólogo, assistente social, enfermeiro, nutricionista, além de internamento em Centro de Recuperação aos profissionais em situação de vulnerabilidade social.

Secretaria de Trânsito e Transportes: (SETRAN) 

Ainda de acordo com ele, ‘não teve tempo; nem estrutura para implantar o que deseja na secretaria’. Ele esclareceu que apesar do apoio e a boa vontade do prefeito Eduardo Alencar ser extremamente importante na condução do setor, a escassez de recursos e a burocracia do serviço dificultaram ações mais eficientes.

Na condução da pasta, Denyson implantou a Coordenadoria Municipal de Transporte – CMT e a implantação do Passe Municipal em parceria com a ADESF (Associação dos Deficientes de Simões Filho). 

Caso seja o pré-candidato escolhido pelo grupo – De que forma trabalhar a cidade de Simões Filho 

“Simões Filho precisa ser atacada em vários pontos”, iniciou o pré-candidato em entrevista ao revelar que gestão pública eficiente se faz ouvindo os anseios da população, através, da participação popular. “A população que vai dizer o que precisa e quais as necessidades das comunidades”, assegurou.

Conforme experiência técnica, o pré-candidato avalia que não é mais cabível fazer administração sem conhecimento técnico. 

Na corrida interna pela aprovação do seu nome, Denyson Santana demonstra que tem os pré-requisitos necessários e conjugados por um tripé técnico, político e de articulação institucional.

 

“Implantaremos um modelo de regionalização da cidade com setores agrupados como a criação da descentralização da administração com a unidade da prefeitura nos bairros”, declara e esclarece que com esse modelo os munícipes estarão mais próximos da esfera pública com a implantação da estrutura pública uma espécie de base da prefeitura para que o prefeito atenda, ouça e despache questões enfrentadas pelas comunidades.

“O prefeito tem que ir ouvir o povo nas comunidades”, ressaltou. “A cidade tem pessoas competentes para trabalhar no serviço Público”, destaca e cita alguns profissionais existentes em Simões Filho como médicos, engenheiros, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros.

Como enfrentar a crise

Devido o desdobramento da crise no país, em especial o acirramento da crise política que atinge a economia, os gestores públicos estão sendo desafiados e necessitam de visão para manter o equilíbrio financeiro, sobretudo, nos setores essenciais como limpeza urbana, educação, saúde, sem deixar de lado a cultura, o esporte, o lazer e a segurança.

“É um desafio fazer mais com menos”, avalia Denyson que sugere a otimização da gestão de recursos públicos com a busca de outras fontes de financiamento.

Conforme sua avaliação, convênios com o governo Federal, Estadual e a participação da iniciativa privada por meio de uma gestão cidadã; constituirá esforços que serão defendidos e realizados caso a sociedade lhe credencie a contribuir com tudo aquilo que estudou e aperfeiçoou para Simões Filho.

Antecipando ações de enfrentamento ao desemprego, o investimento em formação e incentivo aos jovens ao ensino superior e técnico foram apontados pelo pré-candidato.

“Temos que valorizar a formação técnica e superior em nossa cidade. Temos que dar oportunidades também aos veteranos a se requalificarem, porque a falta disso tem tirado postos de trabalho”,avaliou.

Propostas 

“Eu defendo Simões Filho com unhas e dentes”, antecipou Denyson sua argumentação ao seu questionado sobre segurança. Ele afirma que o povo da cidade é do bem e ordeiro e não querendo ser cético com as questões da violência, o trabalho dos órgãos de segurança tem reduzido positivamente os índices de criminalidade, além de considerar que a cidade por está no centro da RMS é porta de entrada para muitos homicídios que são desovados nas fronteiras do município.

Nas áreas do Esporte, Cultura, Lazer e Mobilidade Urbana o Secretário analisa o território simõesfilhense como rico e expansivo para desenvolver os investimentos nessas áreas.

Conforme sua avaliação, o esporte tem a capacidade de tirar os jovens em vulnerabilidade social com o investimento em Centro de Formação Esportiva que garante novas modalidades que não tem no município e construção de quadras esportivas, além de um Núcleo de prática esportiva.

Na cultura ele adiantou que é inconcebível a cidade não ter um teatro, o equipamento público ampliará as produções culturais e ressalta que precisa valorizar a classe artística, através, das políticas públicas.

Um dos investimentos avaliados por ele são as riquezas tradicionais como os quilombos existentes no município e o resgate e fortalecimento de festas tradicionais, a exemplo, da Festa dos Pescadores de Mapele, Samba de Roda do Quilombo Caipora em Palmares e a Festa de Reis do Outeiro.

“Nós exportamos músicos e composições e temos que dar valor e incentivar cada vez mais”,declarou.

Com relação à Mobilidade Urbana o pré-candidato visiona a criação de novas modais e novas vias de acesso com a criação de novos corredores. “O congestionamento da Avenida Elmo Serejo Farias justifica isso”, avalia e defende a criação de novos vetores de expansão de acessibilidade.

Para Mapele, Denyson Santana sugeriu que o investimento no transporte fluvial e criação do porto incrementam um dos exemplos visionários de expansão no sistema de transporte da cidade e assegura que os recursos não faltarão se houver a iniciativa de captação.

“O VLT é um dos transportes destacados por meio do apoio do Governo do Estado e que é necessário concentrar esforços para tornar realidade no município”.

Perspectiva 

Em entrevista, Denyson confirmou que até o final do mês estará licenciando como Secretário e assegura que os debates sobre as propostas deverão ser fomentados e desenvolvidos a partir da prévia de apresentação do seu nome como pré-candidato mostrando a cara e ouvindo a população de Simões Filho.

O pré-candidato fez questão de deixar claro: “Visiono e penso no avanço de Simões Filho não no futuro, mas no AGORA; se não pode ser tarde demais”,

Sonho:

“Ver uma Simões Filho unida na superação das mais diversas dificuldades e com uma grande auto-estima porque somos ordeiros e de bom coração”.

3