Conheça o perfil do pré-candidato a prefeito em Simões Filho Dr. Alfredo Assis – ‘Saúde, Educação e Segurança’


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/radialista-valfredo-silva-mapelenews/conheca-o-perfil-do-pre-candidato-a-prefeito-em-simoes-filho-dr-alfredo-assis” ][/soundcloud] O Secretário de Saúde de Simões Filho, Dr. Alfredo Assis de Santana Neto (PP) entre os principais pré-candidatos a prefeito da cidade, em entrevista ao site ‘Mapele News’, que apresenta o perfil dos prefeituráveis; afirmou que aposta na ‘saúde, educação e segurança’ como pilares de uma sociedade muito mais justa.

Considerando que uma gestão pública prima em concentrar esforços e avanços principalmente nessas três áreas, o pré-candidato avalia que a área de educação é a ‘base de sustentação de uma cidadania plena e vitoriosa’.

Alfredo Assis tem 58 anos de idade e é natural da cidade de Valença, região da Costa do Dendê. Filho do Sr. Antônio Soares e da Sra. Altiva Assis de Oliveira, ele revela que o sucesso profissional foi definido com muito trabalho, dedicação e força de vontade na consolidação dos seus sonhos.

Bem avaliado na condução da pasta, os avanços conquistados neste setor da gestão pública lhe garantiu alguns prêmios, entre eles, no final do mês de março estará em Santa Catarina e será premiado como um dos melhores secretários de saúde do Brasil.

“Cada profissional faz sua história e com responsabilidade com o trabalho; o reconhecimento é uma conseqüência”, afirma.

Trajetória 

De acordo com o Assis, seus pais sempre acreditaram que a construção de um homem se dá com a educação e por meio da base familiar. “A instituição da família sempre se fez presente em nossa casa”, garantiu.

Sua história contabiliza uma série de experiências enriquecedoras e conquistadas pela crença nos seus sonhos. Ainda muito jovem, ele que é um dos oito filhos e seus pais saíram da cidade de Valença em um pau de arara; conseguindo seu primeiro emprego como Office-boy em uma empresa de material de construção na capital baiana.

Na época que estudava química na Escola Técnica Federal da Bahia, Alfredo foi zelador do prédio em que morava, a ocupação lhe rendeu condições de pagar o transporte e ajudar nas despesas de casa.

Logo após sua formação técnica, trabalhou no Pólo Petroquímico de Camaçari de turno e ao mesmo tempo fazia faculdade.

Em 1985, formou-se em médico pela Universidade Baiana de Medicina e se especializou em ortopedia.

Antes da formação de médico, fez faculdade de fisioterapia por dois anos e chegou a prestar vestibular; sendo aprovado em Engenharia Química, mas desistiu do curso.

Como médico ortopedista ele fez grandes amigos, entre eles, o Senador Otto e o prefeito Eduardo Alencar que também são da área. Em 1993, a convite do atual prefeito que estava em seu 1º mandato, Alfredo Assis começou a trabalhar como médico ortopedista no município de Simões Filho e em 1994 prestou concurso sendo aprovado.

“São 23 anos de história na cidade; como médico e com três mandatos de Vereador”, declarou.

Com residência fixa em Simões Filho no bairro do CIA I, de acordo com ele também tem residência em Salvador por conta dos trabalhos envolvidos na capital baiana.

Vida Pública 

Durante muitos anos atuando como médico no município; surgiu o desejo de contribuir para o avanço do setor de saúde, através das políticas públicas; vindo a concorrer uma cadeira no Legislativo e sendo Vereador por três mandatos.

Em 2013, foi convidado pelo prefeito Eduardo Alencar para assumir a pasta da saúde. Em entrevista, o Secretário confirmou que a saúde de Simões Filho em sua condução teve uma das melhores avaliações do estado da Bahia. Ele é considerado o melhor gestor de saúde nos últimos 20 anos no município.

“É o reconhecimento de um trabalho feito com muito amor e dedicação. Acredito que faço além das minhas possibilidades, mesmo com um perfil imediatista de querer resolver as coisas tudo de vez; mas preferi fazer saúde que administrar angústia”, avaliou e acrescentou que ‘não é fácil fazer saúde por ser uma área que requer tempo por 24h, mas que ele está de braços abertos e com a maior vontade que a saúde da cidade avance cada vez mais’.

Ainda em sua passagem como parlamentar na Câmara de Vereadores de Simões Filho, o prefeiturável foi responsável pela proposição da implantação do primeiro PSF da cidade.

Entre os avanços na condução da pasta estão os dois Centros de Fisioterapia com Pilates e RPG – único no Brasil pelo SUS. No final do mês passado o Secretário e o prefeito Eduardo Alencar conseguiram o apoio do Governador do Estado que determinou a vinda da Policlínica que irá atender as 13 cidades da RMS para Simões Filho.

Apesar das dificuldades que a área de saúde enfrenta; os desafios têm sido inúmeros, apontou o Secretário que garante.

“Não falta o interesse de dá continuidade ao progresso no setor que atualmente possui duas unidades 24h (Hospital Municipal e UPA-CIA), o Ambulatório com 28 especialidades médicas (Anexo ao Hospital), o Centro de Saúde da Mulher (Referência, inclusive realiza exames de mamografia, ultrassom e diversas especialidades para mulheres e gestantes)”.

Entre as demais ações também estão o enfrentamento das doenças endêmicas com a criação do Comitê em parceria com a Vigilância Sanitária e diversos órgãos de saúde com o acolhimento e apoio às crianças vítimas de microcefalia. Mutirões em diversos bairros estão sendo realizados, como ocorreu na última terça-feira (15), no bairro do CIA I na luta contra o vetor da dengue, chikungunya e o vírus Zika.

Caso seja o pré-candidato escolhido 

Quanto ao seu desejo revelado em administrar Simões Filho, “o amor ao povo da cidade expressa à força de vontade em atingir de forma positiva não somente a saúde, mas todos os âmbitos que compõem a gestão pública municipal”, confirmou Alfredo Assis que avalia os ‘setores da saúde, educação, segurança, além do bem-estar com o esporte, lazer, cultura e o social prioritários’; caso seja escolhido como candidato da base governista e pela sociedade local.

Em sua própria avaliação considera como parâmetro de “positiva governabilidade”, o caso dele ser gestor da área de saúde, uma das mais difíceis não deixa dúvida que tem capacidade de governar Simões Filho.

No início do mês de abril estará se afastando da Secretaria e deverá voltar para a Câmara de Vereadores.

“Lanço-me como pré-candidato a prefeito e a partir daí não só a saúde será minha prioridade, mas todos os desafios que o novo caminho vier a ser apresentado”, confirmou Alfredo.

Como enfrentar a Crise se for prefeito de Simões Filho em 2017 

A receita conforme o pré-candidato é trabalhar com planejamento e a queda da arrecadação deverá ser superada com a busca de outras fontes, uma delas, seria a parceria com a iniciativa privada.

“É fato que estamos vivendo a maior crise econômica e política dos últimos anos e o cidadão está saturado de gestores envolvidos em desvios de dinheiro publico. A movimentação popular que houve no último fim de semana ficou evidente que a busca do cidadão é a moralidade e honestidade”, explica o prefeiturável.

“Na área econômica é verdade que com a crise o setor público e o privado estão em alerta e na esfera pública, a arrecadação dos municípios caíram muito, mas posso afirmar que o nosso governo é honrado com seus compromissos”, declarou e ainda garantiu que a “busca da geração de emprego e renda se procede com capacitação e qualificação profissional dos jovens simõesfilhenses”.

“Uma boa gestão é feita com participação de todos e uma equipe competente e como gestor entendo que precisamos de um secretariado envolvido por um processo de ações e metas; sempre corrigindo os erros”, disse.

Perspectiva 

A administração séria, competente e comprometida são critérios citados por ele, para a saúde da máquina pública.

“Minha missão é continuar a execução do trabalho que tenho feito junto a Secretaria de Saúde do município, onde é vista como uma das melhores secretarias de saúde do estado da Bahia e avançar nos demais setores como controle da segurança, planejamento na educação e direcionamento para os jovens de nossa cidade. Minha visão de futuro é que com o apoio das minhas lideranças e do meu grupo; eu possa ampliar todos os meus conhecimentos de gestão para as demais áreas da prefeitura, pois todo o governo democrático é gerido nos desejos e solicitações dos munícipes”, revelou Assis.

Oposição

Conforme o entendimento do pré-candidato, a oposição é algo que sempre existiu em uma sociedade democrática e seguindo essa linha; os dois lados necessitam ser ouvidos.

Ainda de acordo com ele, a política deve ser executada de maneira séria; com transparência e cabe a população observar o trabalho que está sendo feito e o progresso conquistado nos últimos anos pelo Governo Municipal.

Sonho 

“Estou atento e aberto às sugestões e peço ajuda a toda população para esse novo desafio em minha vida. Vale lembrar que ainda não sou o candidato do grupo e sim um pré-candidato que aguarda a decisão do melhor nome para as eleições. Afirmo que hoje me sinto preparado; caso seja o indicado a assumir o papel e por conseqüência administrar nossa cidade. Parto da seguinte opinião que todos que estão na base governista querem o bem e o melhor para Simões Filho”, conclui o pré-candidato Dr. Alfredo Assis.