ACM Neto pode ficar impedido de disputar eleição, diz coluna


Por conta de uma resolução publicada em dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu-se a interpretação de que partidos estão impedidos de lançar candidatos nas cidades em que não possuam diretório registrado. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, entre os atingidos pela resolução estaria o prefeito ACM Neto (DEM), em Salvador, e o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), além do PMDB no Rio de Janeiro, que estaria impedido de lançar sucessor de Eduardo Paes.
A publicação ressalta, no entanto, que os ministros do TSE prometeram corrigir a resolução em breve, para evitar problemas nas eleições municipais desse ano. Segundo o presidente da Corte, o ministro Dias Toffoli, houve um erro de interpretação da resolução publicada em dezembro.
De acordo com o presidente do Democratas na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia, não há esse risco para o prefeito ACM Neto. “Foi um equívoco de interpretação, em Salvador tem diretório e o presidente é Heraldo Rocha. Não há impedimento. Se quisermos, podemos fazer convenção a qualquer momento”, explicou o deputado.