Bebês simõesfilhenses com ‘microcefalia’ terão salário mínimo; perícia deverá ser agendada no INSS


Uma medida do Governo Federal e que deverá beneficiar também famílias simõesfilhenses com crianças portadoras de microcefalia deverá será anunciada nos próximos dias pelo Ministério da Saúde. Os bebês portadores da microcefalia terão direito a receber um salário mínimo por mês desde que a família comprove renda mensal de até R$ 220 por pessoa. Dados divulgados até o final do ano de 2015 pela Vigilância Epidemiológica de Simões Filho registrou 19 casos suspeitos e 12 confirmados de ‘microcefalia’ no município.

As famílias com bebês portadores de microcefalia deverão ficar atentas e solicitar o benefício, através de agendamento de perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além do benefício previsto pelo Ministério da Saúde, em Simões Filho foi criado um Núcleo de Atendimento para dá assistência e acompanhamento às famílias com a criação do Comitê para o enfrentamento da Microcefalia no município. “Precisamos do apoio de todas as secretarias e toda sociedade”, reforçou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alfredo Assis em reunião para traçar estratégias no combate ao aedes aegypti.

O último boletim do Ministério da Saúde registrou 3.893 casos suspeitos de microcefalia no país. Sobre o benefício do Governo Federal, uma lista de municípios onde foram registrados casos da má-formação já foi repassada pelo Ministério da Saúde para que o Ministério do Desenvolvimento Social cruze os dados com o cadastro de benefícios sociais do governo.

O recurso oferecido às crianças com microcefalia faz parte do Benefício de Proteção Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não tenham como se sustentar e não podem ser sustentadas pela família. Sem incluir os casos do problema que pode estar ligado ao Zika vírus, o orçamento do BPC estima pagamento de R$ 48,3 bilhões neste ano.

Para pedir o benefício, é preciso agendar uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone 135.