Como parte das comemorações pelos 202 anos da Emancipação Política do Brasil na Bahia, Simões Filho segue com a Exposição do Fogo Simbólico durante todo o mês de julho. Com o tema “Simões Filho: Terra de Resistência e Liberdade”, a mostra está aberta ao público no Pavilhão do Fogo Simbólico, montado em frente à Praça Noêmia Meireles Ramos, no Centro, e pode ser visitada até o dia 31.

A iniciativa é da Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e propõe uma imersão na trajetória de luta do povo baiano pela independência, com foco no papel histórico de Simões Filho — na época, chamada Água Comprida — nesse processo de libertação do país do domínio português.
No local, os visitantes têm acesso a documentos, objetos e elementos simbólicos que preservam a memória histórica e fortalecem o sentimento de pertencimento. A mostra também evidencia as batalhas decisivas no Recôncavo Baiano e em Salvador, que culminaram na conquista da soberania nacional.
“O projeto reafirma o compromisso da gestão municipal com a preservação da história, o fortalecimento da cultura local e a construção da identidade coletiva, oferecendo acesso gratuito ao conhecimento histórico para todas as idades”, afirmou o secretário de Cultura, Geasi Silva.
A visitação acontece gratuitamente até 31 de julho, nos turnos da manhã e tarde.
Deixe seu comentário