As cidades que mais se destacaram no aluguel de galpões logísticos no Nordeste no quarto trimestre de 2024 estão ligadas a grandes operações de e-commerce. Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), liderou com uma absorção de 28 mil m² de área bruta, de acordo com a prévia do relatório da Newmark, empresa que monitora esse mercado no Brasil. O relatório completo será divulgado ainda este mês.
Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (BA), ficou em segundo lugar, registrando 9,7 mil m² de locação, enquanto Feira de Santana, também na Bahia, aparece na terceira posição, com 7,5 mil m², sendo a maior parte das locações destinadas ao Mercado Livre.
Tanto Itaitinga quanto Simões Filho abrigam centrais de distribuição da Amazon, que atendem as regiões metropolitanas de Fortaleza e Salvador, respectivamente. O relatório preliminar da Newmark apontou a Bahia e o Ceará como os principais destaques do Nordeste, impulsionados pela expansão do e-commerce. Já Pernambuco não apresentou um crescimento expressivo nas locações de galpões no período.
A diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark, Mariana Hanania, destacou que a descentralização do e-commerce está fortalecendo a logística em importantes polos consumidores, incluindo o Nordeste. Segundo ela, a tendência reflete a busca por maior agilidade nas entregas.
No quarto trimestre de 2024, a maior parte das locações no país envolveu empresas dos setores industrial, de serviços e comércio, com um aumento relacionado ao aquecimento do comércio e à alta nas encomendas para a indústria.
Até o momento, a absorção bruta nacional de galpões logísticos atingiu cerca de 757 mil m², acumulando 4,5 milhões de m² no ano. O Sudeste segue liderando as transações, com São Paulo à frente, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, embora o Nordeste tenha ganhado relevância nesse segmento.
Deixe seu comentário