Após um histórico de boas ações à frente da Secretaria de Turismo (SETUR), Joel Cerqueira foi escolhido pelo atual prefeito, Del, para reassumir o comando da pasta. A decisão reflete a intenção do gestor em manter profissionais técnicos em seu governo, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento turístico da cidade.
Joel Cerqueira, que já foi presidente da Câmara Municipal, foi inicialmente nomeado para a SETUR em 2022 pelo então prefeito Dinha, durante a criação da secretaria. Na época, houve questionamentos sobre a necessidade de uma pasta voltada para o turismo em Simões Filho, uma cidade que não possuía fama turística. No entanto, em pouco tempo, a relevância da iniciativa ficou clara. Um dos maiores marcos foi a inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro (2022/2024), consolidando a cidade como destino em potencial.
Turismo Náutico como Destaque
Um dos setores que mais recebeu atenção na gestão de Joel foi o turismo náutico. Simões Filho integra a Baía de Aratu, uma área de 9,8 km² de águas navegáveis que oferece abrigo seguro para embarcações e é ideal para competições náuticas. A região, além de sua beleza natural, é palco de eventos como a Regata Aratu-Maragojipe, que tem ganhado projeção internacional, e da Copa de Velas, que atrai cerca de 300 velejadores.
Grandes Eventos na Gestão de Joel
Durante sua primeira passagem pela SETUR, Joel Cerqueira foi responsável por organizar eventos de grande porte, como:
- Regata Aratu-Maragojipe;
- Copa de Velas;
- Moto Metrópole;
- Automobilismo;
- Mega Trilha.
Essas iniciativas colocaram Simões Filho em evidência no cenário turístico e esportivo, atraindo visitantes e fortalecendo a economia local.
A História de Joel Cerqueira
Joel Luiz Andrade Cerqueira nasceu em 16 de outubro de 1973 no Hospital Santa Isabel, em Salvador. Filho de Itapi João Mendes de Cerqueira e Tereza Andrade Cerqueira, teve uma infância marcada por participações em atividades culturais, como a Fanfarra Simõesfilhense e a quadrilha junina Cochilou Cachimbo Cai. Ex-aluno de escola pública, Joel formou-se como técnico em manutenção industrial pelo Senai.
Joel iniciou sua trajetória pública em 2005, como diretor de Ordenamento de Solo. Em 2008, foi eleito vereador pela primeira vez, sendo reeleito em 2012 e ocupando a presidência da Câmara Municipal entre 2013 e 2016. Em 2020, foi eleito pela terceira vez e tornou-se o primeiro secretário de Turismo de Simões Filho.
Pai de três filhos – Alicia Sousa Cerqueira, Agatha Camile Oliveira Gomes e Itapi João Mendes de Cerqueira Neto – Joel Cerqueira retorna à SETUR com a missão de dar continuidade ao trabalho de fortalecimento do turismo local, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento de Simões Filho.a
Deixe seu comentário