Suspeito de planejar ataque em Brasília é preso próximo à divisa com Goiás


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu neste domingo (29) Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, na região oeste da Bahia, próximo à divisa com Goiás. O corretor de imóveis, natural de Fortaleza (CE), é suspeito de planejar um ataque em Brasília. Ele foi capturado enquanto pegava carona em um caminhão.

A operação foi realizada por agentes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da PCDF. Durante a abordagem, Lucas admitiu que tinha intenção de realizar o ataque e mencionou o uso de “táticas militares”. No momento da prisão, ele estava com uma faca.

As investigações apontaram que o suspeito publicou mensagens detalhando seus planos em uma conta privada no Instagram. Nas postagens, Lucas mencionou a intenção de realizar um “ataque cirúrgico” e sugeriu que a segurança pública do Distrito Federal precisaria ser reforçada em “até 400 vezes”. Ele também declarou que seu objetivo era “botar fogo” na capital federal.

O homem afirmou que havia feito promessas a “uma garota” e a “várias pessoas” de que só encerraria sua “missão” após concluí-la.

A Polícia Civil segue apurando os fatos para identificar possíveis ligações e prevenir riscos à segurança pública.