Ações do Monte Tabor desenvolvem espírito de cidadania e reconhecimento em populações carentes da Bahia


O Monte Tabor desenvolve grandes projetos na Bahia: a Missão Barra, o projeto sócio-educacional Amor ao Próximo e o Ambulatório Social Luigi Verzé. Todos realizam suas ações através do apoio de voluntários. O primeiro é uma ação médico-assistencial em áreas mais remotas e de difícil acesso do município de Barra, que fica a 673 km de Salvador, abrangendo comunidades dispersas no sertão. O atendimento da Missão Barra, também conhecida como Bandeirantes da Saúde, permitiu erradicar a hanseníase naquela região e acompanhar, de maneira sistemática, os doentes que necessitam de tratamento contínuo, como hipertensos graves e diabéticos.

Outro grande projeto do Monte Tabor é a creche-escola Amor ao Próximo, que funciona desde 1990, promovendo o desenvolvimento do bairro de Nova Esperança, em Salvador, perto da divisa com Simões Filho. Sempre com envolvimento e colaboração dos próprios moradores locais, a instituição atende, atualmente, 130 crianças, além de outras 30, com idades entre 6 e 12 anos, com atividades complementares no contra turno escolar, e de iniciação à informática para adolescentes expostos a risco social. “As ações criaram desenvolvimento, sentido de cidadania e reconhecimento daquela população da extrema periferia de Salvador e a creche-escola é um contínuo referencial para diversas gerações”, ressalta Dona Laura.

A presidente do Monte Tabor, Laura Ziller, destaca a importância de integrar e estabelecer uma rede de médicos, enfermeiros e estudantes para atuar de maneira voluntária nas ações da organização. “São pessoas que comungam dos mesmos sentimentos de amor e compaixão aos necessitados e se colocam disponíveis ao voluntariado. Portanto, se identificam com a proposta e dão de si tempo, profissionalismo e criatividade em benefício dos outros”, afirma. Muitos deles atuam no Ambulatório Social Luigi Verzé, que fica no bairro de Pau da Lima, na capital baiana, e presta serviço 100% gratuito em diversas especialidades da área de saúde. Desde a inauguração, em junho de 2021, já foram realizados mais de xx mil atendimentos à população.

O Monte Tabor, uma das maiores instituições de prestação de serviços de saúde e educação da Bahia, foi fundado há 50 anos sob o tripé “cuidar, educar e transformar”. Como uma associação sem fins lucrativos, de caráter beneficente e assistencial, a organização mantém firme a sua missão. Para Dona Laura, essa saga é fruto de muita fé e vocação. “Acreditar e ver no necessitado o Cristo sofredor, ao qual tudo devemos. Como Cristo, médico de corpos e de almas, prestar atenção e aplicar as possibilidades da inteligência que Deus nos deu, para reduzir as carências de saúde, assistência e educação do próximo e nunca esmorecer”, destaca.

Para Dona Laura, o grande desafio de implantar ações sociais do Monte Tabor em comunidades carentes foi, justamente, encarar de frente essas grandes carências, que são uma realidade nas periferias da capital e no interior do Estado. “Quando você vê isso de perto, a ajuda e colaboração de voluntários sempre é bem vinda por todos aqueles que anseiam por uma melhora. Com atenção, sensibilidade e respeito, se conquista também o apoio importante para a continuidade das ações”, ressalta a missionária.

No esplendor dos seus 80 anos, Dona Laura, tem disposição de sobra para falar sobre as expectativas para o futuro do Monte Tabor e o papel do voluntariado nas ações da instituição. “Isso pode ser resumido na aplicação do mandato do fundador da obra, D. Luigi Maria Verzé: ‘deixar o mundo como está é nos humilhar; torná-lo melhor é agir como filhos de Deus’. Somos pessoas que trabalham dia a dia com dedicação porque compreendemos que o resgate da humanidade também é uma das nossas responsabilidades. Devemos dar tudo o que somos e tudo o que temos”, conclui.