Eleitores enfrentam problemas com urnas em Simões Filho; prefeito cobra ação do TRE-BA


Iniciado o período de votação para eleger o novo prefeito e os vereadores de Simões Filho, nossa equipe visitou alguns dos principais colégios eleitorais da cidade e se deparou com uma série de problemas técnicos. A situação gerou filas e reclamações em diversas zonas eleitorais, incluindo a Creche-Escola Sofia Augusta Meireles, onde os eleitores enfrentaram longos períodos de espera. Primeiro, a suposta falha foi identificada no sistema de biometria e, em seguida, segundo os eleitores, na própria urna eletrônica, situação que se repetiu em outros colégios eleitorais.

“Nós ficamos muito tempo esperando para conseguir votar. É cansativo e desanima as pessoas que querem exercer o direito ao voto,” comentou Patrícia Souza, eleitora do Colégio Estadual Luiz Palmeira. “Acho que a organização deveria ser melhor para não causar tanto transtorno”.

Segundo o relatório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), até às 9h30 deste domingo (6), seis urnas eletrônicas com defeito já haviam sido substituídas em cidades como Salvador, Feira de Santana, Dias D’Ávila, Itagi e Senhor do Bonfim. Contudo, em Simões Filho, as falhas nas urnas têm sido recorrentes, o que gerou preocupação entre as autoridades locais e eleitores.

Em entrevista, o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, conhecido como Dinha, comentou sobre as dificuldades que as urnas antigas trouxeram ao processo eleitoral da cidade:

“Infelizmente, com essa decisão do TRE de mudar as urnas de Simões Filho… não sei qual foi o motivo. Tiraram as urnas novas que serviam ao nosso município e trouxeram estas, modelo 2013. Elas estão quebrando em uma proporção absurda. Algumas reiniciam automaticamente, e há um problema muito sério. Só temos um técnico disponível, então peço ao TRE que envie mais técnicos para cá para que o processo eleitoral, feito de forma tão democrática, não seja comprometido.”

Diante dos desafios, o prefeito fez um apelo aos eleitores: “Peço que a população persista, não desista de votar. Fiquem na fila aguardando. Sabemos que é cansativo, mas pelo bem da nossa cidade e do processo democrático, vale a pena esperar e exercer o direito de escolha para Simões Filho.”