Instalação de câmeras em mais 220 policiais na Bahia


Policiais de mais duas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) de Salvador agora usam Câmeras Corporais Operacionais (CCO) em seus uniformes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foram instaladas 220 câmeras nos uniformes dos policiais nos bairros da Barra e Pituba.

Foto: Rafael Rodrigues/ASCOM SSP

Com essas novas câmeras, 13 unidades da PM na Região Metropolitana de Salvador estão usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), totalizando 1.300 câmeras em operação.

Essa é a primeira fase da implementação dos EPIs na Bahia. Nas próximas fases, mais câmeras serão adicionadas aos uniformes das Polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, 1.100 câmeras foram compradas por licitação e 200 foram doadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até o final do projeto, 3.300 câmeras contratadas pelo Estado estarão em uso.

Conhecidas como bodycams, as CCOs são fixadas nos uniformes dos policiais e filmam as operações. Existem dois tipos de gravação:

  • Gravação de rotina: a câmera grava de forma contínua e ininterrupta.
  • Gravação destacada: registra o início e o fim da gravação.

A SSP informa que o objetivo das câmeras é dar mais transparência, qualidade e segurança ao trabalho dos policiais e ajudar nas investigações criminais. As câmeras gravam continuamente após serem tiradas da base de carregamento e colocadas no uniforme.

As CCOs são para uso exclusivo do serviço operacional por profissionais treinados, sendo proibido usá-las para gravar imagens e áudios que não sejam de interesse da Segurança Pública.