Kátia Oliveira, deputada estadual, sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues a criação de um programa chamado “Empreende Jovem“. Esse programa tem como objetivo oferecer cursos intensivos de empreendedorismo para os jovens da Bahia, com o intuito de ajudá-los a se tornarem economicamente independentes e contribuir para o crescimento econômico do estado.
Ela justifica sua proposta com base em dados do Ministério do Trabalho que colocam a Bahia em segundo lugar no país em número de jovens desempregados, com cerca de 900 mil jovens entre 14 e 24 anos que não estudam nem trabalham. Isso não apenas prejudica o crescimento econômico, mas também amplia as desigualdades de gênero e raça, com taxas de desemprego mais altas entre mulheres e negros.
O programa “Empreende Jovem” proposto pela deputada incluiria cursos sobre tópicos como elaboração de planos de negócios, matemática financeira, estratégias de marketing, gestão de fluxo de caixa, administração do tempo, legislação comercial, técnicas de vendas e negociação. Esses cursos teriam duração de 3 a 6 meses e poderiam ser ministrados em escolas ou em parceria com organizações sociais e associações comunitárias.
Kátia Oliveira se inspirou em um programa semelhante adotado pela Prefeitura de São Paulo e espera que o Estado possa ajudar na incubação e aceleração dos projetos de negócios dos jovens, além de promover feiras e editais de seleção. Ela acredita que a inclusão dos jovens na atividade econômica não só garantirá seu sustento, mas também fortalecerá sua autoestima e cidadania, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Deixe seu comentário