Estudantes baianos descobrem asteroides e ganham medalhas da NASA


Foto: Divulgação / PM-BA

Cinco estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Lobato, na Bahia, descobriram dois asteroides que podem representar uma ameaça à Terra.

Os asteroides, nomeados RBT0407 e JNS0001, têm cerca de 50 metros de diâmetro e estão a uma distância de 100 milhões de quilômetros da Terra.

Os alunos, Anna Julia Rocha, Jeferson Nascimento, Larissa Marques, Maria Clara Ribeiro e Robert Figueiredo, participaram do projeto Caça Asteróide MCTI, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a agência espacial americana NASA.

Com a orientação da professora de Ciências Naturais Tânia Teles, os estudantes usaram imagens captadas pelos mais potentes telescópios do mundo para identificar os asteroides.

“Essa premiação significa bastante porque mostra que o nosso esforço gerou um resultado, já que houve muita dedicação dúbia, junto às atividades escolares e extracurriculares. O CPM Lobato nos ajudou muito cedendo a biblioteca para caçar os asteroides, pois alguns dos colegas nem tem computador em casa. Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi um passo importante, visitamos vários estandes e pudemos aflorar a nossa criatividade”, disse Robert Figueiredo, 15 anos, um dos alunos do CPM Lobato.

Foto: Divulgação / PM-BA

O diretor do CPM Lobato, tenente-coronel Paulo José Santos, destacou a importância da participação dos estudantes no projeto. “Projetos como este que fomentam a evolução acadêmica dos alunos enriquecem o aprendizado e somados à dedicação dos professores e alunos contribuem para transformar o ambiente escolar”, disse.