Comandante da GCM, José Dias defende trabalho e junção entre GTO e Guarda Municipal em Simões Filho


Um grupo criado para dar apoio a Guarda Municipal da cidade de Simões Filho tem deixado muitos munícipes preocupados sobre suas verdadeiras funções e legalidade perante a lei. Segundo José Dias, comandante da Guarda Municipal do município, todas as atribuições dadas a esses homens que compõe o ‘Grupo  Tático Operacional”, (GTO), são apenas para  apoiar  e não tem poder de prisão; de usar arma de fogo; farda da corporação (GCM), entre outros.

“A Guarda Municipal é uma instituição reconhecida hoje, em cunho nacional, aprovada no Supremo Tribunal nas atribuições da segurança pública, e o GTO em Simões Filho é um departamento novo, ele foi criado para dar apoio à Guarda Municipal. São homens capacitados, que vieram das áreas de segurança pública, são bons na questão de segurança, além de ter capacidade e trabalho”, explicou Dias.

Ainda segundo o comandante do órgão da segurança patrimonial da cidade, existe em muitos interiores da Bahia, órgão de apoio semelhante ao mesmo criado na cidade.

“A Guarda Municipal é um departamento legal, e nos interiores da Bahia, hoje e pelo Brasil, nós sabemos que há apoio como esse para à Guarda Municipal. A deficiência da Guarda Municipal, e por isso, a necessidade dessa mão de obra. Esses homens foram selecionados, é de boa índole, eles não têm o poder de Guarda Municipal, mas ajuda. Hoje, eles não estão trabalhando armados ostensivamente, foi suspenso, além de usar símbolos da Guarda Municipal, nome atribuído à Guarda, isso porque, entendemos que eles são apoio e tem executado o bom trabalho,” deixou claro o comandante.

Ainda durante sua fala, Dias deixou claro que os atuais guardas estão preparados, mais com esse apoio a Guarda ficou mais forte.

“É um trabalho pesado, existe treinamento entre os grupos de operações. Trabalham diuturnamente, noturna mente, eles têm trabalhado, nós sabemos que o prefeito da cidade já está dando andamento com o concurso, com muitas fases e estamos recebendo novos guardas municipais, mas nesse momento, estamos trabalhando com esse apoio, e tem sido muito útil. Eles foram escolhidos pelo comandante Dias.”

Para finalizar, Dias falou sobre a importância dessa corporação criada (GTO) nas festas, jogos, escolas, entre outros.

“A Polícia Militar tem aplaudido essa iniciativa e muitas das vezes fala para mim: ‘ótimo esse trabalho Dias’. Isso foi na festa de São Pedro, na Pandemia, jogos nos estádios, jogos em bairros, além de eventos, em tudo a Guarda e o GTO estão presentes trabalhando”, concluiu.