Após censo, Genivaldo Lima diz que já comprou a lixa para afinar a unha; “quem tiver a unha maior tem que subir na parede”


O vereador licenciado e atual secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município de Simões Filho, e pré-candidato a vereador pelo (União Brasil), Genivaldo Lima, disse na tarde desta quarta-feira, 05/07, durante entrevista ao radialista Ataíde Barbosa, na Simões Filho FM 87.9, no programa Panorama de Notícias, que suas unhas já estão amoladas para disputar as eleições de 2024, se caso os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativo ao censo referente a 2022 não tiverem mudanças.

Em entrevista à rádio local, Genivaldo falou sobre o resultado apresentado que para ele e muitos munícipes, “isso tem que ser revisto”, mas deixou claro que já estava, e vai se preparar mais ainda, para permanecer vereador entre os 17, que serão escolhidos pelo povo em 2024.

Isso porque, segundo o IBGE, nos últimos anos, Simões Filho perdeu quase 23 mil moradores ou seja, o município tem uma população hoje, de 114.441 pessoas, o que representa uma queda de -3,05% em comparação com o Censo de 2010.

Os números apresentados e divulgados na última quarta-feira (28/06), pelo IBGE, trazem além de perdas financeiras para o município, também eliminou automaticamente dois vereadores já que, a Câmara da cidade tinha 19 vereadores na Casa Legislativa.

Fiz uma pesquisa de boca e muita gente disse que não foi entrevistado pelo IBGE, e como é que aparece esse número?. As pessoas não foram entrevistadas”, questionou Genivaldo.

Perguntado sobre como seria as eleições de 2024, após essa situação, Genivaldo foi enfático. “Eu já comprei minha lixa, para afinar a unha, porque, quem tiver a unha maior tem que subir na parede”, alertou o vereador licenciado e atual secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município de Simões Filho Genivaldo Lima.

Narrativa:

A quantidade de moradores de uma cidade tem impacto direto nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma receita essencial para a maioria das cidades brasileiras. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Censo 2022 resultará em redução de recursos para 770 cidades devido à diminuição da população contabilizada. As perdas totais chegam a R$ 3 bilhões, afetando principalmente regiões mais carentes do país.

A redução populacional também terá impacto na composição da Câmara Municipal de Simões Filho. Atualmente, a Câmara é composta por 19 vereadores, mas, devido à queda na população, o número de cadeiras deve diminuir para 17 nas eleições de 2024. Essa redução preocupou muitos pré-candidatos e atuais vereadores.