Após sair da cidade de Cachoeira na última sexta-feira (30) e realizar a trilha histórica por cidades da região metropolitana, o Fogo Simbólico chegou a Simões Filho na manhã deste sábado (1º), sendo recepcionado pelo prefeito Diógenes Tolentino e demais autoridades municipais no Pavilhão do Fogo Simbólico, localizado na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, que marca oficialmente a abertura das comemorações alusivas ao Dois de Julho, Dia da Independência da Bahia.
O símbolo da união dos povos na luta pela independência da Bahia chegou a Simões Filho pelas mãos dos atletas e comitiva da cidade de Candeias ao som das fanfarras locais e diante de salva de palmas do público presente durante a recepção.
Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito e do vice Sid Serra, a primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira, o presidente da Câmara, Del Cristo Rei, vereadores, secretários municipais, demais autoridades civis e militares, lideranças políticas e a sociedade civil.
Neste ano, Simões Filho sediou o primeiro encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e do Recôncavo Norte, que foram conduzidos pelas cidades de Candeias e Lauro de Freitas. A prefeita Moema Gramacho também esteve no ato cívico, realizado no Pavilhão do Fogo Simbólico, na Praça Noêmia Meirelles Ramos, Centro de Simões Filho.
No ato cívico, foram realizados o acendimento da pira do Fogo Simbólico, entregue ao gestor simõesfilhense pelas mãos do prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras e o protocolo de passagem, com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional, do 2 de Julho e de Simões Filho
Independência da Bahia
Para marcar os festejos pela Independência da Bahia, que culminou na Independência do Brasil, Simões Filho recebe no dia 01 de julho, a chama heróica representa os ideais de liberdade, através do tradicional Fogo Simbólico. A passagem faz parte das comemorações da data magna da Bahia, no dia 2 de Julho.
O2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia vai comemorar 196 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do Estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após a Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.
Confira as imagens dos principais momentos de celebração da Independência da Bahia em Simões Filho:
Fotos Danilo Canuto
Deixe seu comentário