A secretária de Saúde do município de Simões Filho, Iridan Brasileiro, em entrevista à imprensa local, alertou na manhã desta quinta-feira (25/05), sobre o agravamento de casos de doenças respiratórias em crianças e bebês desde do mês de abril, nas unidades de saúde do município, Upa e Hospital Municipal. Ela também chamou a atenção para à extrema necessidade dos pais vacinarem seus filhos.
“A vacina é fundamental porque a população estando vacinada pra Influenza e Covid, estes casos já não vão para à emergência. Já os casos do vírus sincicial a gente recebe os graves, que é muito comum em bebês, mas as crianças estão apresentando pneumonia, muito provavelmente, por influenza, Covid”, disse.
Segunda a líder da pasta da Saúde municipal, o volume/aumento de crianças com agravamento por conta do período de sazonalidade onde é esperado às doenças respiratórias em bebês e crianças, requer atenção.
“Os agravamentos no quadro de saúde dos pequenos podem ocorrer, por exemplo, por um encontro de vírus, em algumas crianças, agentes que são circulantes como: influenza, Covid, rotavírus, além disso, neste período o vírus sincicial é muito esperado por causa do inverno”, explicou Iridan.
Ainda de acordo com ela, “o que tem ocorrido é que esse adoecimento neste período de sazonalidade, tem se apresentado com maior gravidade e um volume maior”.
Iridan informou que, nos casos graves com perfil de UTI, as equipes de Saúde em Simões Filho, tem feito o possível, manejando dentro da UPA e do Hospital Municipal, equipamentos e fazendo destas unidades, “um cenário de UTI Pediátrica e Neonatal, com o objetivo de salvar a vida de crianças”.
Ela também revelou que até esta quarta-feira, 24 de maio, 3 crianças com perfil de UTI estariam internadas no Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF). Além delas, 4 adultos aguardam regulação do Estado e 10 adultos ocupam os leitos de UTI do município.
A diretora da UPA-CIA, disse também que nos últimos dias, a unidade tem atendido cerca de 280 pacientes por dia
Deixe seu comentário