Novo Parlamento do Programa Jovem Vereador de Simões Filho é composta por 15 mulheres e 4 homens


Na manhã desta quarta-feira, 03/05, a Prefeitura de Simões Filho deu posse a 19 jovens vereadores para um mandato de sete meses, sendo que dentre os jovens edis, 15 são mulheres e 4 homens. Neste período, os jovens vereadores selecionados e alunos de escolas públicas e privadas da cidade, passam por cursos de capacitação sobre processos e rotinas do Legislativo, bem como sobre conceitos de democracia e cidadania. Além disso, os vereadores jovens vão vivenciar o dia a dia do parlamento, com a realização de sessões, onde podem apresentar projetos de leis e debatem temas de interesse da sociedade.


Em Simões Filho, o Programa Jovem Vereador foi lançado pelo Poder Executivo Municipal no dia 14 de março de 2019, através da Lei Municipal de nº 1106/2018. O Programa visa a formação política e cidadã dos jovens, além de funcionar como mecanismo de desenvolvimento e conhecimento das atividades públicas.

Para a idealizadora do projeto, a deputada estadual Kátia Oliveira, esposa do prefeito Dinha Tolentino, ambos sempre tiveram preocupação com a juventude simõesfilhense. “Simões Filho à época, amargava índices que não orgulhava a cidade, que por um tempo foi considerada a cidade mais violenta do Brasil”, disse e acrescentou: “Mas, graças a Deus, isso não é mais real na nossa cidade, e Simões Filho hoje está em destaque, em evidência que muito nos orgulha”, destacou Kátia Oliveira, durante a sua fala na Câmara de Simões Filho.

Nesta edição de 2023, os selecionados também contarão com a bolsa auxílio/remuneração, valor semelhante ao valor destinado aos estagiários do nível médio do Programa Portas Abertas, além de materiais pedagógicos.

A solenidade de posse contou com presença da secretária anfitriã, Sirliane Ribeiro; a secretária de Governo, Simone Costa, que fez parte da mesa, demais secretários municipais; o superintendente de Juventude, Matheus Bacellar; o presidente da Câmara, Del Cristo Rei e demais vereadores.