Pesquisa aponta virada histórica e vitória de ACM Neto no segundo turno


Pesquisa divulgada na noite desta sexta-feira (28) pelo instituto Veritá aponta para uma virada histórica no segundo turno das eleições da Bahia. O levantamento mostra que o candidato a governador ACM Neto (União Brasil) lidera a disputa com 51,9% dos votos válidos contra 48,1% do adversário, Jerônimo Rodrigues (PT). Neste cenário, o ex-prefeito de Salvador venceria as eleições, terminando com uma hegemonia de 16 anos de governos do PT no estado.

O levantamento ouviu 2.010 eleitores baianos entre os dias 25 e 27 de outubro. A consulta foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-07718/2022 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. A tendência de crescimento do ex-prefeito de Salvador já vinha sendo apontada ao longo deste segundo turno por pesquisas de outros institutos, que indicavam uma disputa acirrada entre os dois rivais.

Fonte: Instituto Veritá

O crescimento de ACM Neto no segundo turno ficou evidente nesta sexta-feira, quando ele realizou em Salvador seu maior evento de campanha, com uma mega caminhada ao longo da avenida Sete de Setembro, com a participação de milhares de pessoas que lotaram as ruas do Centro da capital baiana. De ponta a ponta da avenida foi possível apoiadores do candidato do União Brasil, que não escondeu sua confiança na virada histórica.

“Neste segundo turno a gente começou atrás, mas está construindo uma virada histórica que, se Deus quiser, vai ser confirmada com a vitória no próximo domingo. Chego à reta final com o sentimento de dever cumprido e com o coração muito confiante. Fizemos uma campanha que mexeu com a Bahia. Acho que no domingo vai prevalecer o sentimento e o desejo de mudança do povo baiano”, destacou.

Com tanta gente no local, a caminhada foi chamada de “Pipoca do 44”, remetendo ao Carnaval na mesma avenida. “De virada é mais gostoso”, gritava o público que seguia em caminhada ao longo da Avenida Sete. O hit “Vai Neto”, em ritmo de pagode, foi um dos principais sucessos no percurso. Por falar em virada e em pagode, a caminhada foi o primeiro evento ao som do “Samba da Virada”, jingle gravado por Oh Polêmico para a reta final do segundo turno. O jingle gravado por A Dama do Pagode também estreou nesta sexta, e igualmente embalou a multidão.

ACM Neto começou o evento em cima de um carro pequeno, mas na altura da Praça Piedade desceu e completou o percurso no meio do povo. Deputados federais e estaduais, além de vereadores e lideranças, que acompanharam a caminhada, também seguiram entre os apoiadores. Como, por exemplo, Cacá Leão (PP), que foi candidato a Senador na chapa.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), agradeceu à mobilização da sua cidade. “A Caminhada da Virada mais pareceu uma micareta. Hoje, todo o Circuito Osmar ficou tomado pela pipoca de ACM Neto. Meu coração está cheio de gratidão por todo esse carinho. Obrigado por tudo, Salvador. Quem gosta da Bahia quer 44. A virada já começou e a mudança que o nosso estado precisa vem aí”, disse.

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil), não escondeu a sua animação. “Fizemos o carnaval da esperança por uma Bahia melhor. Chegou a hora da virada e hoje a Bahia mostrou a sua posição, a Bahia quer mudança, a Bahia quer ACM Neto”, ressaltou. O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino (MDB), destacou a força do evento, com grande participação popular e também de políticos. “Um momento marcante e que entra para a história do povo baiano”, salientou.

O deputado federal Cláudio Cajado (PP) também ressaltou a força política demonstrada no evento. “Há uma movimentação de mudança que está contagiando toda Bahia. As pessoas querem ACM Neto governador”, disse. Na mesma linha, o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) afirmou que o sentimento é de virada: “Sentimento de vitória e militância animada. É uma nova eleição. Vamos ganhar de virada”.

Correio24