As comportas da barragem Joanes 2, que fica em Mata de São João, na região metropolitana de Salvador (RMS), foram abertas na quinta-feira (21). A informação foi confirmada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), na manhã desta sexta (22).
De acordo com o órgão, a medida foi adotada para garantir a segurança do equipamento, pois reservatório atingiu nível de alerta depois que o nível de água elevou muito, e rapidamente, com as fortes chuvas que caíram na região.
As barragens de Joane I e II são responsáveis por abastecer parcialmente a capital baiana, e estão instaladas na RMS. A Bacia do Rio Joanes passa por Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Conforme a Embasa, a Defesa Civil destes municípios foram avisadas sobre a medida, pois ficam ao longo do curso d’água, para evitar transtornos.
No entanto, moradores de Lauro de Freitas reclamam , desde a tarde de quinta (21), de inundações em várias ruas, e dizem que o problema surgiu após a abertura das comportas, que causou transbordamento dos rios que cortam o município.
Quem vive no condomínio Parque Solar do Bosque, por exemplo, que fica no bairro Caji, não conseguiu sair de casa, pois as vias estavam totalmente alagadas. [Veja imagens acima]
O g1 entrou em contato com a Defesa Civil dos três municípios e aguarda retorno.
Deixe seu comentário