Comportas da barragem Joanes 2, na RMS, são abertas após temporal


As comportas da barragem Joanes 2, que fica em Mata de São João, na região metropolitana de Salvador (RMS), foram abertas na quinta-feira (21). A informação foi confirmada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), na manhã desta sexta (22).

De acordo com o órgão, a medida foi adotada para garantir a segurança do equipamento, pois reservatório atingiu nível de alerta depois que o nível de água elevou muito, e rapidamente, com as fortes chuvas que caíram na região.

As barragens de Joane I e II são responsáveis por abastecer parcialmente a capital baiana, e estão instaladas na RMS. A Bacia do Rio Joanes passa por Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Conforme a Embasa, a Defesa Civil destes municípios foram avisadas sobre a medida, pois ficam ao longo do curso d’água, para evitar transtornos.

No entanto, moradores de Lauro de Freitas reclamam , desde a tarde de quinta (21), de inundações em várias ruas, e dizem que o problema surgiu após a abertura das comportas, que causou transbordamento dos rios que cortam o município.

Quem vive no condomínio Parque Solar do Bosque, por exemplo, que fica no bairro Caji, não conseguiu sair de casa, pois as vias estavam totalmente alagadas. [Veja imagens acima]

O g1 entrou em contato com a Defesa Civil dos três municípios e aguarda retorno.