Consulte agora se tem dinheiro esquecido no Banco Central


O Banco Central (BC) lançou nesta segunda-feira, 14, um novo site para a consulta de valores esquecidos em bancos por pessoas físicas e jurídicas. Uma página com o mesmo intuito havia sido anunciada em janeiro pelo BC, mas o grande interesse pela novidade fez com que o sistema tenha sobrecarregado, o que fez com que o lançamento da ideia fosse adiado.

Na primeira fase da página, a estimativa é que R$ 4 bilhões sejam devolvidos a 28 milhões de consumidores e empresas. A quantia total, segundo o Banco Central, deve ser de R$ 8 bilhões recuperados.

Para acessar, é preciso entrar no site, digitar CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa. Após esse procedimento, a página anunciará em que data o usuário poderá saber o valor exato de dinheiro em contas bancárias, para que em seguida, possa ser feita a solicitação de transferência, que poderá ser efetuada via Pix a partir de 7 de março. Quem preferir não receber por pix terá dos bancos as informações sobre como poderá ser feito o depósito.

Caso o usuário não consiga acessar a página no dia marcado para receber as informações sobre a quantia de dinheiro nos bancos, uma nova solicitação deve ser feita na página e uma nova data será marcada para que o usuário receba a informação.

O resgate do dinheiro pela página só poderá ser feito por usuários nível prata e ouro no login do site gov.br. O cadastro pode ser feito gratuitamente no site do governo ou pelo aplicativo gov.br, disponível na Google Play e na App Store. Para conseguir os níveis prata e ouro, é preciso preencher mais informações do que o nível bronze, como por exemplo validar os dados no aplicativo através de reconhecimento facial.

A tarde