O vereador Orlando Carvalho de Souza, popular Orlando de Amadeu (PSDB), utilizou na manhã desta segunda-feira (07/02), as redes sociais para defender a manifestação da sua comunidade, e criticar o posicionamento e descaso da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), frente ao transporte público intermunicipal, inclusive, nos distritos que ele representa como parlamentar, a exemplo das comunidades de: Palmares, Pitanga de Palmares, Dandá, Fazenda Baixão e Cidade de Deus.
Moradores da região de Palmares desencadearam um protesto fechando as duas vias da BA-093, alegando o aumento e falta de transporte há cerca de um mês.
“Há muito tempo a comunidade vem convivendo com essa triste realidade, e diante desta situação, eu, a deputada Kátia Oliveira e o prefeito Dinha fomos até o órgão responsável cobrar pessoalmente para que as devidas providências sejam tomadas”, afirmou o vereador representante das localidades.
Durante seu desabafo, Orlando de Amadeu revelou que não só ele tem se empenhado nessa problemática do transporte, mas também a deputada Kátia e o prefeito Dinha Tolentino “que estão há tempo lutando para resolver essa questão, e que para eles será resolvida de qualquer jeito”.
“Venho aqui nessa oportunidade para dizer para nosso povo de Palmares, Pitanga de Palmares, Dandá, Fazenda Baixão e Cidade de Deus, que estamos juntos nessa luta pelo transporte de Palmares, estamos lutando contra essa (AGERBA) para resolver esse transtorno do transporte que está prejudicando nossas comunidades”, reforçou o vereador que fez a sua crítica e disparou.
“Todo mundo sabe que esse transporte intermunicipal é de domínio do governo do estado e da Agerba e o nosso domínio é só a cidade de Simões Filho, mas junto com o nosso prefeito Dinha, com nossa deputada Kátia, estamos lutando para resolver esse transtorno. Vamos resolver essa problemática, a comunidade está certa de reivindicar e nós iremos ajudar e com essa reivindicação, o governo do estado vai estar observando que a comunidade está reivindicando seus direitos e nós vamos fazer a nossa parte que é lutar para resolver essa problemática”, enfatizou Orlando de Amadeu.
O vereador que é representante eleito dos distritos, pediu as comunidades citadas acima, paciência e prometeu arregaçar as mangas dizendo que junto com o prefeito e a deputada vão pra cima.
“Peço a comunidade um pouco de paciência; estaremos colocando carros do transporte do município para circularem na comunidade e se a Agerba não tomar nenhuma providência em relação ao transporte, nós já estamos tomando as providências e vamos colocar o transporte de Simões Filho até Camaçari para resolver essa problemática. Estamos juntos com as comunidades e vamos pra cima. Eu estou presente no que for preciso com as nossas comunidades e todos sabem da minha luta e dos benefícios que nós conseguimos”, disse Orlando e acrescentou:
“Com nossa deputada Kátia Oliveira e nosso prefeito do Dinha; vamos conseguir muito mais. O prefeito e nossa deputada estão nesse momento tomando as providências em relação a esse transporte”, finalizou.
Um outro protesto pelo mesmo motivo já havia sido feito na quinta-feira (3), quando os manifestantes atearam fogo em pedaços de madeira e outros objetos para bloquear a rodovia.
Vale salientar que, ao G1 Bahia, moradores de Palmares alegaram que depois da mudança da antiga empresa Viação Sol de Abrantes (VSA), algumas linhas de ônibus foram retiradas.
ABERBA:
Ao G1 Bahia, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que é a responsável pelo transporte metropolitano, informou que “uma contratação emergencial está em andamento”, além disso, disse ainda que a oferta de linhas seguem critérios técnicos, e que uma equipe está fazendo estudos para ver se há condições de atender a demanda dos moradores.
A Agerba informou ainda que a região já tem os itinerários Camaçari/Simões Filho, Camaçari/Retiro, Dias D’Ávila e Mata de São João.
Deixe seu comentário