A Refinaria Mataripe, na Região Metropolitana de Salvador, irá aumentar novamente os combustíveis para as distribuidoras. A determinação, feita pela operadora Acelen, foi divulgada no sábado, 5. O reajuste, quarto do ano em menos de 40 dias, foi de R$ 0,11 para a gasolina e o diesel.
Segundo o Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia), os preços praticados pela Acelen são os mais elevados do país. A alta, inclusive, já teria causado a demissão de mais de 6 mil trabalhadores nos últimos 12 meses.
Em nota, o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, afirmou que a tendência é de acontecerem mais demissões, principalmente nos postos de rodovias. De acordo com ele, estes postos compram o óleo diesel mais caro do país, inviabilizando a competição com os postos dos estados vizinhos, onde o ICMS é mais baixo.
“Esses aumentos constantes da Acelen estão inviabilizando a economia baiana e penalizando o consumidor, que está sentindo o galopar dos preços, refletindo numa redução drástica do consumo”, declarou Freitas.
A equipe de reportagem do Portal A TARDE não conseguiu contato com a Acelen.
ADBLOCK ATIVO
Deixe seu comentário