Saúde confirma 5 casos da subvariante ômicron no Brasil


O Ministério da Saúde informou neste sábado, 5, que, até o momento, a pasta foi notificada de cinco casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron no país. São dois casos no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro e mais um em Santa Catarina.

A pasta diz ainda que a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas. Não existem até o momento evidências relacionadas a nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal.

A subvariante BA.2 começou a substituir a subvariante original, a BA.1. considerada a mais comum da variante ômicron do coronavírus. Essa subvariante foi encontrada no início em países como a Dinamarca.

De acordo com relatos feitos por funcionários da OMS (Organização Mundial da Saúde) e reproduzidos pela agência de notícias Reuters. Os dados de lá não sugerem diferença na gravidade da doença. Em São Paulo, os primeiros casos do subtipo BA.2 da variante ômicron do coronavírus identificados no estado são de pessoas sem histórico de viagem, o que mostra transmissão local ou comunitária, de acordo com a secretaria estadual da Saúde. Os pacientes são de Sorocaba, no interior, e de Guarulhos, região metropolitana. Todos apresentam quadro leve da doença. No Rio de Janeiro, os pacientes passam bem. A detecção laboratorial foi feita no Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A tarde