Foi aprovada, na 23ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (5), no plenário da Câmara Municipal, a indicação nº 173/2021, de autoria do presidente, vereador Eri Costa (MDB), que solicita à mesa Diretora a reiteração da indicação de nº 107/2017, que requer ao Poder Executivo a implantação do programa de audiometria nas escolas municipais.
Na justificativa, o autor explicou que a audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. “Através do exame, detectam-se possíveis alterações auditivas”, argumenta Eri, “e permite orientar o aluno ou seu responsável sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso”. Além disso, a realização regular da audiometria é uma medida de precaução, avaliar periodicamente a sua capacidade auditiva pode ajudar a detectar precocemente uma possível alteração.
Durante a discussão da matéria, o autor destacou ainda que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15 milhões de brasileiros sofrem com problemas auditivos e apenas 40% reconhecem o problema. “A metade dos casos poderia ser prevenida e os efeitos minimizados se a intervenção fosse feita precocemente”, disse.
“Minhas indicações, ultimamente, têm sido mais voltadas para pessoas. As pessoas sem saúde não têm como usufruir de uma cidade bonita, de uma cidade que estamos construindo ao longo dos anos”, completou.
Ascom Câmara
Deixe seu comentário