O evento cívico que marcou mais uma edição pela passagem do Fogo Simbólico na manhã desta quinta-feira, 1° de julho, que representa a luta de resistência pela Independência da Bahia, registra também um importante momento histórico na segurança pública da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS): a constante queda significativa em números de crimes violentos intencionais nos últimos anos. A redução dos índices de criminalidade no município foi comemorada pelo prefeito da cidade, Diógenes Tolentino ‘Dinha’, que, na ocasião, destacou a importância do 2 de Julho ao expressar que o ato simbólico mantém viva a chama da história da Bahia e do Brasil.
“Nossa cidade recebeu a tocha do Fogo Simbólico, marco da luta pela Independência da Bahia. É uma honra muito grande mais uma vez participar desse ato que mantém a chama viva da história da Bahia e do Brasil. É com esse sentimento de luta e vitória que seguimos trabalhando para conquistarmos dias cada vez melhores para o nosso povo”, pontuou Dinha.
Na oportunidade em que destacou a redução dos índices de violência no município, o gestor simõesfilhense enalteceu a parceria da Prefeitura de Simões Filho e a integração com o apoio do efetivo das polícias e das demais forças de segurança por meio da Guarda Civil Municipal na intensificação das operações, como medidas necessárias que têm contribuído de forma preponderante no enfrentamento à insegurança pública e este resultado comprova uma vida mais segura para a população.
“Simões Filho foi durante 10 anos o município mais violento do país. Hoje, conversando com o delegado Fabrício e o Major Alan, eles estavam contentes com os resultados que nós estamos obtendo, não só pelo resultado, mas principalmente pela satisfação do povo simõesfilhense”, afirmou Dinha, que parabenizou as forças de segurança pelo êxito alcançado em ato alusivo ao 2 de Julho, dia da Independência da Bahia.
Em um retrospecto, vale lembrar que o prefeito, sempre empenhado na melhoria da prestação de serviços à sociedade nas ações de combate à violência, se reuniu no dia 4 de outubro de 2027 com o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com o objetivo de levar algumas solicitações ao governador Rui Costa referente à segurança em Simões Filho e enfatizar a importância das ações integradas pelas forças de segurança no enfrentamento à criminalidade no município, uma vez que a responsabilidade com a segurança pública é majoritária do Estado.
Este trabalho integrado que vem sendo feito com todos os atores e um somatório de forças contra diversos tipos de crimes é um dos fatores que explica a redução considerável nos índices de criminalidade, o que não acontecia a alguns anos.
Nos últimos anos, a cidade que fica à 22 km de Salvador vive um momento histórico onde, felizmente, a violência arrumou as malas e foi para bem longe, sem previsão de voltar.
Deixe seu comentário