O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador registrou 10.354 chamadas falsas à central de atendimento, entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano. O recorde ocorreu no mês de novembro, quando 3.455 trotes foram feitos à central.
Em fevereiro deste ano, o Samu recebeu mais de 25.300 chamados, sendo 2.151 trotes. O número aponta que quase 8% de todas as ligações que o serviço recebeu foram trotes.
A central do Samu na capital baiana atende a cerca de 1.500 chamadas por dia, já aumentadas por causa da pandemia.
Essas chamadas feitas como “brincadeira” ocupam a linha em um telefonema que pode ser feito para alguma urgência e salvar uma vida. Em uma chamada, até seis funcionários são envolvidos. E, em caso de extrema urgência, a equipe médica é acionada antes mesmo de finalizar a triagem.
Para dispensar ligações indevidas, o Samu está trabalhando com ferramentas que possam identificar os trotes e desprezar chamados irregulares, otimizando o atendimento para o que é necessário.
Deixe seu comentário