Comércios e outras atividades econômicas reabrem com restrições em Simões Filho


A primeira fase de retomada das atividades econômicas, classificadas como não essenciais, em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi iniciada nesta segunda-feira (27). Com isso, a Prefeitura reforça sobre o cumprimento das medidas de prevenção que devem ser adotadas pelos estabelecimentos comerciais a fim de garantir a segurança da população.

Nessa primeira fase, os estabelecimentos autorizados ao funcionamento devem cumprir regras e protocolos sanitários de prevenção ao contágio, segurança e proteção à vida.

Entre as regras e diretrizes gerais, determinadas no Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas, determinadas pelo decreto municipal nº 551, estão:

1 – Uso obrigatório de máscaras;

2 – Manter o distanciamento social (2 metros de distância);

3 – Limpeza e desinfecção dos ambientes com intervalo de 2 em 2 horas, explicitando os protocolos seguidos;

4 – Monitoramento da temperatura dos funcionários e clientes, fornecedores na entrada dos estabelecimentos;

5 – Uso obrigatório e/ou disponibilização de limpa sapato, tapete ou toalha umidificada com hipoclorito de sódio a 2% para higienização e desinfecção de calçados na entrada do estabelecimento;

6 – Priorizar reuniões por videoconferência;

7 – Afastar imediatamente os funcionários que apresentem sintomas respiratórios ou gripais;

8 – Disponibilizar álcool a 70% e álcool em gel a 70% para todos (clientes, colaboradores, fornecedores, visitantes);

9 – Priorizar o afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes ao grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos e gestantes.