Presidente da ACOSIF pede abertura gradual do comércio de Simões Filho: “O novo coronavírus já alcançou nível máximo de contaminação”


Uma polêmica voltou a marcar a edição desta quarta-feira, 03/06, do programa ‘Panorama de Notícias’, na ‘Rádio Simões Filho FM 87,9’, apresentado pelo radialista Ataíde Barbosa e pelo repórter Romário dos Santos, após o âncora revelar que dirigentes da ACOSIF (Associação dos Comerciantes de Simões Filho), estão pedindo ao prefeito Dinha Tolentino a reabertura gradual do comércio local.

Na contramão da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente Kleber Mota, mesmo com a elevação dos números da doença nos últimos dias, já que do dia 31/05 até esta quarta (03), cerca de 60 novos casos foram contabilizados, além de 7 mortes durante esta semana, ainda assim, o dirigente da ACOSIF, informou que “a cidade está apta a ter seu funcionamento normalizado”.

Vale ressaltar que, a solicitação vai na contramão também das recomendações de autoridades políticas, como também técnicos da saúde, que orientam o poder público a manter o isolamento social.

Segundo um ofício lido pelo comunicador Romário dos Santos, a ACOSIF na última terça-feira, através do Kleber Mota, protocolou junto à Prefeitura Municipal de Simões Filho, um documento solicitando a reabertura gradual do comércio local.

De acordo com Kleber, que representa vários segmentos comerciais da cidade, a ‘avaliação’ é que ‘o avanço do novo coronavírus já teria alcançado seu nível máximo de contaminação’, e por isso, deve ser revista a volta gradual das atividades comerciais na cidade.

Ainda segundo a instituição, há um embasamento do governador do Estado Rui Costa de que estabelecimentos comerciais de vários estados e municípios já teriam começado a reabrir gradualmente.

Conforme ofício enviado ao mandatário municipal, “o prejuízo financeiro vivenciado há mais de 80 dias, causou danos irreversíveis, isso porque muitas empresas já fecharam as portas definitivamente, o desemprego está em alta, além disso, empresas como Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Le Bisquet, Planeta, entre outras, estão ameaçando parar definitivamente suas atividades em Simões Filho”. “Muitos pontos comerciais já foram entregues para os locatários”, pontuou.

Solicitação:

Solicitamos o retorno das atividades econômicas no município de Simões Filho de forma gradual organizada e coordenada a parti do dia 15/06/2020 com cronograma a ser definido, como pedido de todas as empresas aptas a atender todas as medidas sanitárias relacionadas aos colaboradores, trabalhadores no ambiente de trabalho.

Uma reunião será marcada nos próximos dias.