Impacto Profundo: Dinha vai paralisar todos os gastos e negociações que estavam sendo feitos: “a preocupação agora é com a vida”


Em entrevista ao programa Panorama de Noticias na manhã da última quinta-feira (19), o prefeito Dinha Tolentino, afirmou que por conta do ‘Coronavírus’, o governo municipal vai cortar todos os gastos e negociações que estavam em andamentos nos próximos dias. Além disso, o gestor municipal destacou ainda que já tomou diversas medidas, inclusive, a partir desta segunda-feira (23), suspende as atividades do Mercado Municipal e centros comerciais administrados pelo Poder Público.

Apesar da cidade até o momento não registar nenhuma caso confirmado do Covid-19, o atual gestou disse que vai isolar e monitorar a cidade por que, “a preocupação agora é com a vida”, disse.

“A situação e crítica e muito difícil, primeiro que quando assumimos a administração pegamos o município endividado, uma situação caótica, mas nós conseguimos estabelecer o equilíbrio financeiro com muita dificuldade, no entanto, essa situação atual (PANDEMIA), já está trazendo uma grande preocupação, tanto que falei com o secretário da Fazenda, que fizéssemos todo levantamento e cortasse todos os gastos, inclusive, negociações que estavam sendo feitas”, revelou o mandatário.

Ainda conforme Dinha, mesmo sabendo que a crise vai bater na porta de Simões Filho e outros municípios, a meta agora é tentar conter essa doença com ações diretas.

“A gente vai paralisar porque primeiro temos que entender como vai ficar o impacto financeiro nas contas públicas. É uma situação difícil, mas a preocupação agora é com a vida. Estamos nos dedicando e dando toda atenção para fazer o isolamento da cidade e monitorar para que não haja caos, como vem ocorrendo na Itália e outros locais, e nós não podemos pensar nisso, temos que pensar na situação atual que é a pandemia do Coronavirus que se espalhou pelo planeta terra”, pontuou Dinha, prefeito.

Entre outras medidas em andamento, estão suspensos pelos próximos 15 dias, o funcionamento de bares e casas de shows localizadas às margens das rodovias da BR-324, e BA’s 093 e 539, ambas situadas no território simõesfilhense.

“Tudo tem sido feito com responsabilidade dentro das condições que preconiza a OMS. Nós estamos adotando estas medidas, autorizando a compra de insumos e equipamentos e todo procedimento técnico que tem que ser adotado para termos uma cidade com condição de dá uma resposta imediata”, acrescentou.

Também estão suspensas as atividades das secretarias: Habitação, Esporte, Lazer e Juventude e Cultura. Já os atendimentos da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), seguem com as atividades, mediante canal de atendimento telefônico, através do número (71) 98546-5591. Vale lembrar, que as demais secretarias seguem funcionando com atendimento externo até 12h (meio-dia).

Dinha também elevou a mensagem de fé e esperança, neste momento difícil enfrentado pela humanidade.

“Graças a Deus, a gente percebe que o povo simõesfilhense está realmente atento a esta situação e a cada dia percebemos que iniciativas estão sendo adotadas para que nós superemos este momento difícil em todo o mundo”, enfatizou e completou: “A humanidade está dando as mãos, orando, rezando, dentro da sua fé, buscando de Deus. É um momento difícil, porém a misericórdia de Deus nasce a cada manhã”.

Nesta sexta (20), o prefeito Dinha Tolentino decretou situação de emergência em Simões Filho.