Com apoio da PM, equipes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) descobriram e removeram em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), uma ligação clandestina de água na Copa 2, Bloco 11 no Bairro Ilha de São João, o fato foi registrado na manhã desta quarta-feira 08, a ação denominada “Operação Burla” contou com o auxílio de agentes da Polícia Técnica.
Segundo nota da (Embasa), a empresa já havia identificado previamente ligações clandestinas de água em todo o Bloco e apartamentos citado e por isso, solicitou apoio junto à PM para executar a retirada dessas ligações consideradas ilegais.
Agentes da PETO acompanharam os funcionários da Embasa até o local e garantiram o cumprimento da Lei. De acordo com nota enviada pela 22ª Companhia Independente da Companhia Militar. Nenhum morador do local da intervenção foi preso, no entanto, os responsáveis poderão responder processo já que, a prática do furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio.
Desde 2017, uma parceria de sucesso com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia realiza operações para identificações e desligamentos de ligações irregularidades em imóveis residenciais e comerciais na Região Metropolitana de Salvador.
Ligação clandestina é fraude
A Embasa reforça que qualquer intervenção no hidrômetro e na rede distribuidora de água com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que qualifica a prática de furto de água como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão além de multa.
Desde 2017, conforme a empresa, mais de 180 irregularidades em imóveis residenciais e comerciais já foram identificadas na região metropolitana de Salvador, a operação foi concluída com êxito e sem nenhuma alteração.
Deixe seu comentário