Empresário Aleixo Belov vai receber Título de Cidadão Simõesfilhense


Reconhecido pela sua história, legado e exemplo de vida, o empresário ucraniano naturalizado brasileiro, radicado na Bahia, Sr. Aleixo Belov, será homenageado com o Título de Cidadão Simõesfilhense pelo vereador Elimário Lima (PSDB), em razão dos serviços prestados à comunidade de Mapele, situada ao fundo da Baía de Aratu, um dos belos cartões postais de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, e em destaque, à dimensão da importância da empresa “Belov Engenharia”, que tem contribuído para a geração de emprego, renda e qualificação de mão de obra naquele local atrativo pela riqueza natural. A indicação nº 168/2019, de sua autoria, foi aprovada por unanimidade na 28ª sessão ordinária.

Primeiro navegador a dar uma volta ao mundo em solitário, além de escritor, Aleixo Belov recebe o Título de Cidadão Simõesfilhense no dia 06 de novembro, véspera do aniversário de emancipação política do município.

“Quero parabenizar este empresário que chegou a Mapele e tirou das drogas vários jovens daquela comunidade com trabalho social, emprego, geração de renda e com qualificação de mão de obra colocando ali uma escola para ensinar dentro da própria empresa como solda, caldeiraria e todas as áreas marítimas naquele lugar. Um padrinho daquela comunidade e que tem vários serviços sociais prestados, a exemplo da escola de 2º Grau que levou através do SEST/SENAT para vários jovens daquela comunidade”, disse Elimário Lima em seu discurso no plenário.

O destaque feito por Lima ao empresário está associado à responsabilidade social por parte da empresa Belov Engenharia, com ações de grande relevância no apoio e fortalecimento de parceria com lideranças e comunidade. Além disso, a empresa que oferta 1350 empregos diretos, sendo 415 empregos diretos no Estaleiro de Mapele, sempre tem sido uma “porta aberta e grande parceira” nas festas tradicionais como a “Festa dos Pescadores”, a “Travessia a Nado”, e tantas outras ações como nas datas comemorativas a exemplo do “Dia das Crianças”, “Dia das Mães”, “Páscoa”, entre outras. “A Belov sempre tem se colocado à disposição, é uma grande parceira”, enfatiza Lima.

O homenageado

Aleixo Belov, nascido Alexey Dimitrievitch Belov, nasceu durante a segunda guerra mundial, na cidade de Merefa, na Ucrânia, em 9 de janeiro de 1943. Ele é empresário, engenheiro, navegador e escritor ucraniano radicado no estado da Bahia. Ainda pequeno, imigrou junto aos pais, o agrônomo Dimitri e a médica Zinaida, primeiramente para a Polônia, depois Alemanha e Itália, se fixando no Brasil quando tinha 6 anos de idade. É casado com a advogada Lygia e pai de cinco filhos (Marúcia, Mariana, Lara, Alana e Alexey) e avô de três netos.

Com uma trajetória de vida com tantos desafios e superação, Aleixo Belov já deu cinco voltas ao mundo com veleiro e tem 76 anos de idade. Ele é ex-professor de engenharia civil, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, além disso, recebeu diploma da Marinha do Brasil por ser o primeiro velejador brasileiro a completar uma volta ao mundo em solitário, num barco à vela, numa época em que não existia o GPS (Sistema de Posicionamento Global) para navegação.

Como escritor, Aleixo narrou sua primeira viagem no livro “A Volta ao Mundo em Solitário” lançado em 1981 pela Editora Nórdica. Ao todo, foram publicados seis livros de sua autoria, onde conta suas aventuras e reflexões.

Em outubro de 2011, o navegador completou sua 4ª volta ao mundo, desta vez, a bordo do veleiro-escola “Fraternidade”, veleiro com 21,50 metros de comprimento, especialmente construído pelo empresário para esta viagem, tendo o casco constituído de aço carbono e o convés de aço inox. Nesta viagem, Aleixo foi acompanhado por jovens alunos biólogos, engenheiros e cineastas, tendo saído de Salvador em janeiro de 2010.

Em agosto deste ano, completou um ano que o empresário, navegador, mergulhador, engenheiro e escritor voltou do Alasca, nos EUA. A quinta viagem foi registrada no seu livro intitulado: “O Veleiro Escola Fraternidade na Antártica”.

O veleiro construído pelo próprio Aleixo na quinta volta ao mundo contou com mais dezesseis aprendizes que viajaram com Belov no veleiro-escola Fraternidade. Foram 20 meses de viagem. Já o barco Três Marias pelo qual realizou três voltas ao mundo e construído por ele, Belov fez a doação de equipamentos e cartas náuticas, pinturas, fotos, vídeos a amigos.

Entre as honrarias já recebidas, Belov recebeu da presidência da República Federativa do Brasil, o Titulo de Cavalheiro da Ordem Mérito Naval.

Após justificativa da sua indicação, o vereador Elimário Lima, classificou o empresário como “homem de caráter e de personalidade que tem trazido para o município geração de emprego, renda e qualificação profissional”.