A população de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), contará, em breve, com três novos equipamentos públicos que visam à saúde local. O pacote inclui às obras da Policlínica, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Academia de Saúde que estão em ritmo acelerado e estão previstas para serem entregues à população entre 2019 e 2020.
O investimento, principalmente, na construção da Policlínica e do CAPS, é fundamental para o município, pois a cada dia que passa várias famílias necessitam de atendimentos médicos. A Policlínica vai ajudar a desafogar a assistência realizada pelas atuais unidades de saúde da cidade, como o Hospital Municipal.
Para o vereador Alfredo Assis (PP), que também é médico por formação, a construção das três unidades irão trazer benefícios à saúde da população de Simões Filho. “Precisamos dar continuidade a essa conquista! E presentear nossa cidade com essas estruturas de saúde”, disse Alfredo.
A indicação para a implantação do CAPS foi apresentada em sessão ordinária em 08 de agosto em 2017 pelo vereador Alfredo, que já atuou como secretário de Saúde do município ainda na gestão do ex-prefeito e atualmente deputado estadual Eduardo Alencar. No mesmo ano, apresentou proposta para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município.
“A contrapartida do município era apenas um terreno de aproximadamente 750m². Na época, devido à falta de escrituras dos terrenos oferecidos e o fim da minha gestão como secretário de saúde não pude dar continuidade ao projeto”, pontuou Alfredo Assis.
Em seu discurso na tribuna, à época, Alfredo explicou que quando comandava a pasta da Saúde conseguiu colocar o município no Programa de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), gerenciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. “Em 2015, nosso município foi contemplado com um CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e uma Academia de Saúde”, disse na oportunidade.
Além da Policlínica e do CAPS, o município também está sendo contemplado com a instalação da Academia de Saúde, outro investimento do Estado na saúde, por meio do estímulo à prática de atividade física que visa a promoção de saúde para proporcionar bem-estar e qualidade de vida à população.
Serviços médicos especializados
Projetado como um local para reunir todos os exames, a estrutura da Policlínica contempla os procedimentos de ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia e colposcopia, além de central de marcação de consultas nas especialidades médicas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. A unidade também realizará procedimentos cirúrgicos, como vasectomia, cauterização, cuidados com o pé diabético, biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica e gastroenteral.
Já o CAPS será composto por equipes multiprofissionais, com presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais do campo da saúde. A estrutura física do CAPS deve ser compatível com o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias a cada caso em particular.
Alfredo esclareceu que tal unidade de saúde trata-se de uma rede substitutiva dos hospitais psiquiátricos (extra-hospitalar), no qual seu objetivo é oferecer atendimento a população de forma humanizada, realizar o acompanhamento clinico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Obras do CAPS e da Policlínica estão a todo vapor em Simões Filho
Em clima de agradecimento e reconhecimento, Alfredo Assis destacou no mês de agosto de 2018 as unidades de saúde como “uma realização de um sonho ver a cidade ter uma estrutura de saúde grandiosa como essa”. “Serão centenas de vidas salvas. E ver o comprometimento do Governo do Estado em colocar pessoas, como a Prefeita Moema Gramacho para presidir o consórcio, e o gestor da pasta de Saúde, Fabio Vilas-Boas! Gestão se faz assim!”, disse o edil na ocasião.
O vereador Alfredo Assis foi representado pelo seu assessor, Ricardo Figueiredo, que constatou o ritmo acelerado das obras e a boa qualidade do material utilizado. “Vejo um canteiro de obras cheio de trabalhadores em atividade e repleto de materiais de primeira linha! Estou impressionado com a rapidez e a qualidade da obra! Simões Filho só tem a ganhar! E essa parceria com o governo do Estado é muito importante pois, sem ele, será difícil o progresso continuar chegando!”, descreveu o parlamentar.
A unidade de saúde fica em localização estratégica na cidade com 733,54m² de área. O investimento total da obra é de R$ 1.355.812,64 (Um milhão trezentos e cinquenta e cinco mil oitocentos e doze reais e sessenta e quatro centavos). Já a Academia da Saúde terá 550m², tem um investimento de R$ 417.092,00 (Quatrocentos e dezessete mil e noventa e dois reais).
Deixe seu comentário