A Secretaria de Saúde de Simões Filho realizou um mutirão de vacinação e combate às hepatites virais. A ação aconteceu no Mercado Municipal e faz parte do ‘Julho Amarelo’, mês em referência à conscientização e a adoção de medidas de prevenção da doença.
“A hepatite ataca o fígado e, inicialmente, apresenta poucos sintomas. Por isso, é considerada uma doença silenciosa que pode levar a complicações antes mesmo que a pessoa descubra que está infectada. As nossas equipes permanecem em prontidão e o diagnóstico pode ser obtido bem rápido nas Unidades de Saúde onde a população encontra os encaminhamentos necessários e tratamento, se for o caso”, destacou Poliana Venas, secretária de Saúde.
Durante a ação, a equipe alertou a população sobre alguns dos sintomas característicos, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo e vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, além de sinalizar que todos os tipos de hepatite podem ser prevenidas.
Já sobre o tratamento, os técnicos informaram que é realizado dependendo do tipo de hepatite diagnosticado. No caso da hepatite A, é preciso ficar de repouso e ter cuidados com a dieta. Já as hepatites do tipo B, C e D têm tratamento por meio de medicamentos disponíveis na rede pública de saúde.
Deixe seu comentário