Em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), famílias identificadas com casos de microcefalia, recebem cuidado especial e atendimentos especializados, pelas equipes da Prefeitura.
Para garantir o acesso ao cuidado e a proteção social, as famílias contam com o apoio de diversos profissionais como neuropediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiras e assistentes sociais.
“O trabalho é realizado em conjunto e cumpre um compromisso do nosso gestor Dinha Tolentino, com a nossa população e as famílias vítimas do vírus. Na nossa administração, o trabalho integrado, conta com assistência social, educacional e de saúde, de maneira que, tanto as crianças que sofrem da síndrome congênita do vírus zika, como as suas famílias, possam ter esse apoio”, destacou Poliana Venas, Secretária de Saúde.
O município oferece ainda, oficinas trimestrais para orientação e desenvolvimento das atividades, e prioridade às famílias, na marcação de consultas e exames pela rede de atenção.
“As famílias que ainda não estão sendo assistidas podem e devem procurar as nossas equipes, para serem inseridas nos nossos programas de assistência e apoio que são desenvolvidos e intensificados desde o começo dessa administração”, concluiu a secretária de Saúde.
O programa de reabilitação faz atendimentos periódicos para reduzir as sequelas da microcefalia nos bebês. São atividades de estimulação do desenvolvimento, com o treinamento dos pais para repetirem em casa.
Deixe seu comentário