Equipes de Saúde recebem capacitação de combate a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela


Com o objetivo de intensificar as medidas de combate as arboviroses: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, a Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), promoveu mais um encontro de capacitação com as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro contou com a participação e palestra do doutor Antônio Bandeira, infectologista, que falou de modo técnico sobre o manejo clínico, para os profissionais da média e alta complexidade da rede de urgência e emergência, e laboratorial.

“As capacitações acontecem com o objetivo de promover a manutenção dos conhecimentos das nossas equipes, além de funcionar como um mecanismo de combate e prevenção. Alertamos também sobre a forma de identificação das doenças e definimos o fluxo de acolhimento/manejo clínico dessas demandas”, destacou Poliana Venas, secretária de Saúde.

Um dos grandes transmissores de arbovíroses é o mosquito Aedes aegypti, por isso diversas medidas estão sendo adotadas para prevenir a ação do mosquito no município e a participação popular é fundamental.

Veja algumas atitudes que contribuem para evitar a proliferação do mosquito:

Mantenha a caixa d’água deve estar sempre limpa e bem fechada;

Nunca deixe a água da chuva acumulada sobre lajes e calhas, que devem ser limpas periodicamente;

Guarde os pneus cobertos e sempre entregue os velhos para o serviço de limpeza;

Mantenha todos os utensílios que ficam com água parada, como garrafas, limpos e bem fechados, ou guardados com a boca para baixo;

Limpe os ralos com frequência ou apenas jogue desinfetante para impedir que a possível água acumulada;

Troque sempre a água do bebedouro dos animais, lavando o recipiente;

Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas ou elimine-os;

Sempre troque a água dos vasos de plantas aquáticas.