Passagem do Fogo Simbólico acontecerá no Centro de Simões Filho na próxima segunda-feira (1)


O Fogo Simbólico, símbolo da união entre os povos e pela Independência da Bahia, chegará em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), na próxima segunda-feira (1), pelas mãos dos atletas da cidade de Candeias. A passagem faz parte das comemorações da data magna da Bahia, no dia 2 de Julho.

Simões Filho é o último município a receber a passagem do Fogo Simbólico antes do destino final: a capital Salvador. Durante a passagem na cidade, são realizados atos públicos que incluem o hasteamento de bandeiras, entoação dos Hinos da Bahia e do Brasil, pronunciamento de autoridades, leitura do breve histórico de luta pela Independência da Bahia e apresentações culturais.

“O 2 de Julho é a data cívica mais importante para a Bahia, pois nesta data, em 1823, foi decretada a Independência do Estado baiano em plena Guerra da Independência brasileira. Neste ano, em que celebramos 196 anos, o ato cívico na Bahia tem como tema: Patrimônio do Povo”, pontuou Sirliane Ribeiro, secretária da Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

A pira que mantém acesa o Fogo Simbólico sairá de Cachoeira neste domingo (30) e passará pelos municípios de Saubara e Santo Amaro (sendo estas três do recôncavo), depois pelas cidades metropolitanas São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, com destino à capital baiana.