Vereador Eri alerta sobre propagadores de Fake News em Simões Filho; “Deus no dia certo julgará a todos essas covardias”


Na manhã desta terça-feira (04/06), o vereador Eri Costa (DEM) pediu ao Executivo, por meio de indicação nº 080/2019, uma parceria com o Governo do Estado para a criação e implantação de um núcleo de repressão a crimes cibernéticos, no município de Simões Filho.

Segundo Eri, as pessoas que são vitimas do chamado Fake News estão sofrendo muito sem direito à defesa.

“Muitas pessoas são vitimas de crimes cibernéticos devido à fraude, invasão de contas correntes e golpes. Então, são diversos pontos de vista que podem ser discutidos, mas com a proximidade das eleições e alguns fatos ocorridos na cidade que são poucos conhecidos onde cidadãos estão tendo sua imagem deturpada e denegrida por esse anonimato por conta desse ‘covardes’ que se escondem atrás de um computador e celular para ficar maculando a imagem da pessoa de bem”, relatou Eri que apresentou a indicação motivada por um fato recentemente ocorrido com dois jovens vítimas de Fake News no município.

Eri falou que ouviu alguns episódios na cidade. “Inclusive, eu foi vítima de Fake News onde passo por grande transtorno por causa disso e ainda passo, mas, que Deus no dia certo julgará a todos das suas covardias”, relatou.

Ainda conforme relato do parlamentar, um episódio mais recente com dois jovens o motivou a fazer essa indicação em que “algum inimigo pessoal deles divulgou as fotos falando que eles eram ladrões que estavam furtando celular e roubando”. “Eu conheço de perto os dois jovens do Ponto Parada que foram vítimas disso. Mais recente, uma garota também foi vítima de outro Fake News”, revelou.

Bastante triste com a atual situação, Eri disse que as coisas estão saindo de controle. “Então, a coisa é seria. Eu tenho esse alerta para o poder público para que se crie esse núcleo e alerto para que os covardes não fiquem no anonimato, mas é preciso que o poder público possa descobrir quem são esses covardes que, muitas das vezes, causam danos incomparáveis a pessoas de bem”, pediu.

Ainda segundo o parlamentar, esses dois jovens são líderes do Movimento Jovem Estudantil que foram vítimas e a polícia até andou atrás deles. “Eles foram criticados e zombados e ficaram muitos afetados com isso. Que isso seja um exemplo que ocorre nos bastidores. Quantas pessoas se suicidaram por conta desses Fake News?”, enfatizou.

O perigo das eleições e o alerta

“Por isso, nós estamos vendo a proximidade das eleições. Na vontade de querer destruir seu rival, de uma forma leviana querendo destruir a imagem de uma pessoa, fica usando desses artifícios covardes, mas eu vou condenar essa situação tanto de uma parte, quanto da outra, porque não cabe. Isso se caracteriza uma tentativa de homicídio em alguns casos e, se as pessoas não tiverem equilíbrio emocional, cometem coisas absurdas”, desabafou.

“Simões Filho vai ter uma grande eleição. Vai ser uma eleição de grande disputa e esse instrumento covarde, a gente tem que combater. Por isso, faço aqui um apelo para que todos nós saiamos em defesa de A B, independente de quem seja. Temos que preservar as pessoas humanas. Antes de passar qualquer mensagem, pense antes”, finalizou.