Festa de São Pedro, “Arraiá das Viúvas” em Simões Filho é cancelada automaticamente após decreto de 120 dias


Uma das principais e tradicionais festas que movimenta consideravelmente a economia de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que deveria ser realizada nos dias 29 e 30 de junho, na Praça da Bíblia, foi automaticamente cancelada pelo terceiro ano consecutivo da gestão do prefeito Diógenes Tolentino. O tradicional São Pedro, o famoso “Arraiá das Viúvas”, chegaria à 34ª edição, caso fosse realizado. O evento faz parte do Calendário de Festas Culturais da cidade.

A suspensão do evento se dará por conta do “Estado de Emergência”, após fortes chuvas que causaram transtornos à população, como deslizamentos de encostas e famílias desalojadas. No último domingo (12), após decretar situação de emergência no município, através de Decreto, o prefeito Dinha ainda deve se pronunciar oficialmente sobre o cancelamento do “Arraiá das Viúvas” – uma das maiores festas juninas da Região Metropolitana de Salvador.

Além da Festa de São Pedro, também deverão ser canceladas, todas as festividades agendadas para acontecer na cidade no prazo de 120 dias, e possível prorrogação de até 180 dias, segundo determina o Decreto.

Conforme a prefeitura, a cidade registrou em menos de 72h, 194mm de chuvas, o esperado para o mês de maio inteiro. Houve registros de três quedas de árvores, quedas de muro, deslizamento de terra, alagamentos de imóveis e de vias, além de destelhamento de casas. Foram mais de 100 chamadas para a Defesa Civil.

Ainda de acordo com a prefeitura, desde o sábado (11), realiza atividades para amparar e acolher moradores que foram atingidos de forma mais intensa. “Seguimos acompanhando de perto as famílias das localidades atingidas, adotando medidas para minimizar os danos. Agora, é momento de solidariedade e apoio às famílias vítimas da chuva”, afirmou o prefeito Dinha Tolentino.

O anúncio oficial sobre o cancelamento do “Arraiá das Viúvas” deverá acontecer após coletiva de imprensa que deverá ser agendada pela assessoria de comunicação da prefeitura.

O decreto de situação de emergência permite que o município solicite recursos estaduais e federais para a tomada das medidas necessárias. Após decreto de até 180 dias, Simões Filho não terá o tradicional “Arraiá das Viúvas 2019”.

Sem Arraiá em 2018

No ano passado, 2018, o Arraiá das Viúvas não foi realizado, após em coletiva de imprensa, no dia 28 de maio de 2018, o prefeito Diógenes Tolentino (MDB), anunciar o Decreto de Estado de Emergência, devido às complicações relacionadas à Grave dos Caminhoneiros, que acabou atingindo diversos setores da administração pública.

Na ocasião, algumas atrações nacionais como Luan Santana, Naiara Azevedo, Flávio José, Gabriel Diniz, já tinham sido confirmadas.

Sem Arraiá em 2017

Em 2017, o prefeito Dinha no primeiro ano do seu Governo, após ouvir a sua equipe econômica, decidiu pela não realização do “Arraiá das Viúvas”, devido o município não dispor de Orçamento, diante das dificuldades financeiras em que assumiu o município, com dívidas milionárias, segundo ele, deixadas pelo seu antecessor.

Sem Arraiá em 2016

Em 2016, na gestão do ex-prefeito Eduardo Alencar, a cidade também não contou com o “Arraiá da Viúvas”. O secretário de Cultura da época, Walter Mangabeira, disse que o cenário de crise econômica prejudicou a realização do evento.

Sem Arraiá em 2015

Já em 2015, também na gestão do ex-prefeito, o “Arraiá das Viúvas” foi cancelado. Segundo o antigo gestor, Eduardo Alencar, a decisão se deu em razão das fortes chuvas, que provocaram deslizamento de terras e inúmeros desabamentos em alguns bairros do município. Na oportunidade, também foi decretada, por 90 dias, situação de emergência no município.

O Arraiá das Viúvas

É uma festa junina que acontece tradicionalmente na Praça da Bíblia, Centro da cidade. De acordo com o emancipador, Apolinário da Hora, no livro “Água Comprida”, o São Pedro na cidade era comemorado com apresentação de quadrilhas tradicionais. Os sanfoneiros visitavam as casas, escolhendo depois casas de famílias tradicionais para amanhecer o dia tocando, soltando fogos e saboreando comidas típicas. As viúvas mais antigas do município se reuniam em uma data especifica (dia 29 de junho), e comemorava o dia do seu padroeiro, por isso, a festa foi denominada de “Arraia das Viúvas”.