Hemoba faz apelo por mais doações de sangue antes do Carnaval


Os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), encontram-se em níveis críticos, desde o início do ano. Por conta disso, o hemocentro precisa se preparar para atender de forma rápida e segura as possíveis intercorrências, que aumentam no Carnaval, período em que a cidade recebe um número muito grande de turistas e, paralelamente a isto, cresce o número de ocorrências nos hospitais e da demanda de sangue para a realização de cirurgias e transfusões.

Para que os atendimentos das demandas transfusionais aconteçam de forma regular, a Hemoba vai precisar que os doadores compareçam a uma das suas unidades para compartilhar vida, doando sangue para quem mais precisa, antes da folia começar.

Onde Doar

Em Salvador, os candidatos podem comparecer ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Além do hemocentro coordenador, os voluntários têm a opção de doar sangue nos Hemóveis, o roteiro das unidades é divulgado semanalmente no site e Facebook. As outras opções estão no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h / 13h às 16h30, e no Hospital Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 07h10 às 11h30 / 13h às 16h.

Fique atento aos critérios de doação

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;  evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

Fonte: Metro1