A tradicional Lavagem do Bonfim, com sua caminhada de 8 km entre a Igreja da Conceição da Praia e a Igreja do Senhor do Bonfim, pode ter sua data alterada, mas a devoção dos fiéis permanece inabalável. Como diz o famoso ditado: “Quem tem fé vai a pé”.
Dona Ivete Sampaio, de 73 anos, está entre as cerca de 1 milhão de pessoas que participaram do evento em 2025, segundo estimativas oficiais. Ela caminha em direção à Colina Sagrada para agradecer as bênçãos recebidas e renovar seus pedidos para o ano novo. “Estou aqui movida pela fé. Participei por quatro anos consecutivos, mas tive que parar por um problema de saúde. Agora estou de volta, e vou até o fim, porque quem tem fé vai a pé”, compartilhou.
Ao relembrar sua conexão com o Senhor do Bonfim, Dona Ivete destacou que a devoção começou ainda na juventude. “Há muitos anos, venho colocando minha fé e esperança no Senhor do Bonfim, pedindo que ele proteja todos nós, baianos”, contou.
Outro participante, José Araújo Filho, de 70 anos, mantém há uma década a tradição de caminhar vestido como padre, uma homenagem à “Corrida Sagrada”. “A energia daqui é contagiante. Não importa a religião, todos se encontram aqui, nessa mistura de crenças. É uma experiência que só quem participa entende”, afirmou em entrevista à Prefeitura.
O tema deste ano, “Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Nossa Esperança, há 280 anos entre nós”, remete ao Jubileu da Esperança, instituído pelo Papa Francisco, e celebra a chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia em abril de 1745.
A Saltur (Empresa Salvador Turismo) informou que a Lavagem de 2025 contou com 79 entidades cadastradas no desfile. Entre os destaques culturais e tradicionais estão o Rixô Elétrico, Ska Reggae, Malê Debalê, Bloco da Saudade, Muzenza, Orixalá, Filhos de Gandhy e Amor e Paixão.
Deixe seu comentário