Volta às aulas: em reunião com professores, prefeito Dinha planeja retomada do ano letivo na rede municipal de ensino


A retomada da Educação na rede municipal de ensino em Simões Filho, após mais de um ano de aulas presenciais suspensas por conta da pandemia da Covid-19, ainda não tem uma data prevista, mas a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, já planeja as estratégias para o retorno às aulas, mediante ao cumprimento dos protocolos sanitários que deverão ser cumpridos por toda a comunidade escolar.

Neste sentido, o prefeito Diógenes Tolentino e a secretária de Educação, Mariza Bomfim, participaram nesta segunda-feira, 3, de uma importante reunião, que contou com a presença da coordenadora de unidades escolares e de profissionais para tratar do plano de retomada das aulas presenciais interrompidas pela pandemia ocasionada pelo coronavírus (Covid-19).

O gestor defendeu a definição de uma data para o retorno das aulas, durante a reunião com a titular da Smed e profissionais da Educação. De acordo com o prefeito, uma das principais preocupações é com o comprometimento do calendário escolar, que pode afetar, inclusive, o ano letivo de 2022.

Em uma publicação através de seu perfil oficial pelas redes sociais, o alcaide reforçou o desafio e, ao mesmo tempo, a esperança pela necessidade de retomada das aulas presenciais para evitar danos ainda mais graves para o aprendizado e o desenvolvimento educacional dos alunos.

“Estive em reunião com profissionais da educação, junto com a secretária Mariza Bomfim, dialogando e planejando a volta às aulas. Estamos trabalhando para que esse momento aconteça com segurança e muito cuidado. Pensando nisso, seguimos avançando em ações que visam beneficiar os nossos alunos e profissionais. Juntos, vamos seguir avançando”, garantiu Dinha.

Em breve, o gestor deve apresentar o Plano de Retomada das Atividades da Educação na cidade com todos os protocolos sanitários necessários para a realização das atividades em sala de aula. Dinha considera, ainda, que esse retorno às aulas seja definido a partir dos atuais números epidemiológicos da Covid-19 e do avanço da vacinação de grupos prioritários, inclusive de trabalhadores da Educação no município.

As escolas da rede municipal estão sendo preparadas com protocolos sanitários para uso de cada espaço, o que envolve desde o processo diário de higienização até medidas de distanciamento social que deverão ser respeitadas entre os profissionais da Educação e estudantes.

Desde março de 2020, quando começou a pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) adotou protocolos de segurança sanitária como forma de evitar o risco de contaminação da Covid-19.

Com a suspensão das aulas presenciais em um pouco mais de um ano, as escolas da rede pública e privada de ensino enfrentaram uma série de entraves para conseguir manter as crianças e adolescentes em algum contexto de aprendizagem através do ensino remoto durante o isolamento social.