Vereador Roberto Souza assume liderança da Minoria na Câmara: “vou fazer meu trabalho totalmente independente”


O vereador Roberto Souza (PODE) assumiu publicamente de forma independente a liderança da bancada da Minoria na Câmara Municipal de Simões Filho. A composição da Minoria foi definida durante a 4ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 20, transmitida Ao Vivo na modalidade presencial e virtual, simultaneamente.

O parlamentar que exerce o seu primeiro mandato no Legislativo Municipal foi eleito com 1.248 votos nas eleições em 2020 e é um dos mais jovens integrantes da Casa.

Após ter decidido em encarar o desafio do novo posto a fim de mudar o perfil da liderança da Minoria, o edil deixou claro que pretende pautar sua atuação nos princípios democráticos e em sintonia com os demais partidos que queiram fazer parte da bancada, com a missão de interagir com o Executivo, com base nas prerrogativas das atribuições da Minoria estabelecidas pelo Legislativo.

No entanto, o vereador se apresenta oficialmente, até o momento, como único integrante na base política.

“Vou exercer meu mandato de maneira plena, seja ele sozinho ou com algum grupo. O que eu não posso é ficar hoje sem um rumo e sem um norte navegando no escuro. Não houve conjunção, nem de um lado nem de outro e eu me mantenho no meio. Não posso declarar que sou oposição, porque não fui eleito sozinho na base de oposição”, declarou.

Mesmo sem a coleta de assinaturas e sem o apoio dos colegas, o parlamentar sinaliza para a necessidade de estabelecer o diálogo e de se manter aberto para a possibilidade de articulação próxima com os partidos que aderirem e/ou se aliarem ao mesmo posicionamento político no Parlamento Municipal.

Souza revelou que não poderia se furtar em definir e assumir sua posição política de forma independente e afirmou sua confiança em manter um bom relacionamento com os demais pares, prevalecendo sempre os princípios de ética e respeito ao contraditório.

“Eu vou me pronunciar logo, uma vez que sigo uma conjuntura partidária, pois já estamos entrando praticamente no mês de maio. Eu acredito que o vereador tem que tomar um rumo, uma decisão. Eu não posso ficar sem um rumo, nem uma direção, a gente pertence a um partido e a gente não pode ficar nem situação nem oposição, porque eu não fui eleito sozinho na base de oposição. Então, se não há uma conjuntura, eu tenho que tomar uma decisão e vou tomar sozinho e se algum outro partido queira acompanhar esse humilde vereador, que seja bem-vindo, senão, eu vou fazer sozinho. Sei ser vereador em conjunto, mas sei também ser vereador solitário e vou fazer meu trabalho totalmente sozinho, conheço todas as minhas prerrogativas, meus direitos funcionais, no que se refere à Constituição Federal, em seu Artigo 28, Inciso 8°, e no Artigo 31 e vou fazer valer os meus direitos de minoria aqui”, afirmou.

Prerrogativas da liderança da Minoria

A liderança da Minoria é concedida à bancada com número imediatamente inferior à Maioria e possui posicionamento diferente do governo. Durante as votações, é o líder que encaminha os trabalhos e expressa a opinião do grupo que representa. O líder da Minoria também integra o Colégio de Líderes, órgão que define, entre outras atribuições.