Tema ‘Automutilação, Depressão e Suicídio’ é discutido em audiência pública no plenário da Câmara


Na última quinta-feira (19), foi realizada uma audiência pública, no plenário da Câmara, com o objetivo de discutir um dos maiores problemas da atualidade, as circunstâncias em que acontecem e esclarecimentos sobre a ‘Automutilação, Depressão e Suicídio’.

A audiência foi fruto de um requerimento do vereador Arnoldo Simões (PRB), com base na campanha intitulada “BASTA”, de iniciativa do deputado estadual Jurailton Santos (PRB), pela preocupação com os dados alarmantes referente aos inúmeros casos que acometem jovens e adultos em todo o País.

O vereador Arnoldo Simões abriu a audiência e conduziu os trabalhos, passando a palavra para para o deputado estadual Jurailton Santos. Em seguida, foram convidados para compor a mesa o 1º Tenente da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (22ª CIPM), Elcimar Moreira Silva, a psicóloga Dinalva Cardoso, o coordenador estadual de Capelania ligado a Ordem dos Capelães do Brasil (OCB), Jau Paim, Amália, que ao representar a secretária de Políticas para a Mulher (SPM), Andrea Almeida, testemunhou como a depressão levou seu filho ao suicídio. O encontro também foi marcado pelo testemunho da jovem Raiane dos Santos, que contou como venceu a Depressão.

O encontro reuniu no plenário da Casa Legislativa, além de representantes de entidades sociais, sociedade civil, estudantes e profissionais da área de psicologia, funcionários do CAPS, pais e mães, entre outros, que preocupados com o tema emitiram as suas opiniões e relataram, através de depoimentos, as suas experiências e inquietações.

Ao iniciar a sua fala, Arnoldo afirmou que o motivo da realização do encontro é a necessidade de abordar a temática, convidando autoridades e profissionais da área competente para nortear a definição de propostas e ações a fim de amenizar esta triste realidade na vida das pessoas.

“Nesta Audiência Pública sobre a Campanha do ‘BASTA’, na Câmara Municipal de Simões Filho, discutimos sobre a importância de ter um olhar para com as pessoas em nossa volta e ter sensibilidade para ajudar aqueles que se encontram em estado de depressão baseado em dados alarmantes que assolam o nosso estado”, explicou Arnoldo.

Na oportunidade, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei ao Executivo com necessidade da ação pública para o enfrentamento de questões delicadas que afetam a vida dos jovens, demonstrando certa preocupação em relação à rede de proteção àqueles que sofrem de problema emocional causado pela depressão.

“Indiquei o Projeto de Lei que estará indo a votação, que solicita ao Poder Executivo do Município de Simões Filho, que haja nas escolas públicas a presença de 1 psicólogo para que nossas crianças e adolescentes possam ter um acompanhamento mais atencioso”, argumentou.

De acordo com o deputado estadual Jurailton Santos, a campanha intitulada “BASTA” é uma forma de chamar a atenção da sociedade, no tocante à conscientização e prevenção. “Apesar da gravidade, infelizmente, o assunto tem sido tratado de forma velada. Encabeçar uma campanha de alerta aqui na Bahia, é levar para a população a importância de que ações como essa preservam vidas”, justificou.

Frente a isso, o deputado Jurailton realizará outras ações em outros bairros, escolas e em diversas cidades baianas. O parlamentar conclama os múltiplos setores da sociedade, incluindo saúde, educação, política e mídia para unirem-se a esse movimento que visa à preservação da vida e da integridade física das pessoas que sofrem a dor do problema.

“Vamos somar esforços, vamos trabalhar integrados. Essa pauta deve ser tratada permanentemente, porque é grave, e por isso é preciso implementar políticas públicas para a prevenção e cuidados com a nossa população. Venha você também fazer parte desse time de valorização da vida!”, convidou o parlamentar.

A psicóloga Dra. Dinalva Cardoso trouxe em sua explanação sobre o mal causado pela Automutilação, Depressão e Suicídio como problemas de saúde pública e da atenção que é preciso ser dada a essas questões, esclarecendo a necessidade de oferecer suporte como prevenção para o cuidado com as pessoas, principalmente, crianças e adolescentes que precisam receber afeto a fim de preservar vidas que passam por sofrimentos mentais. “Automutilação, depressão e suicídio estão de mãos dadas. Um dos sintomas da própria depressão é a ideação suicida. Aquele que consegue ter o cuidado no tempo hábil, ele recua”, explicou a psicóloga.

(Ascom CMSF)