Simões Filho: Projeto que institui Política de Prevenção à Violência contra Educadores e cria Disque-Denúncia é aprovado na Câmara


Durante  sessão ordinária na Câmara de Simões Filho, realizada nesta terça, 27/08, o Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e Educação referente ao Projeto de Lei nº 015/2019, que institui a Política de Prevenção à Violência contra os Educadores do Magistério Público (PPVEM) no Município de Simões Filho e cria o Disque-Denúncia contra agressões aos educadores e dá outras providências, de autoria do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), foi apreciado pelos parlamentares em primeira discussão e votação no plenário onde o projeto obteve aprovação unânime. O PL será enviado ao Executivo que poderá sancionar ou vetar a proposta.

De acordo com Orlando, o projeto propõe ações de proteção à integridade física dos educadores e da rede municipal de ensino no combate à violência praticada por estudantes contra os profissionais de educação, bem como, a valorização do professor. Com este projeto, Orlando manifesta preocupação com os profissionais da educação municipal no exercício de suas atividades no dia a dia em sala de aula.

“Os professores vêm sendo agredidos nas escolas. Nossos educadores ficam reféns dessa situação. Eles, geralmente, denunciam de forma sigilosa por terem medo de denunciar. Precisamos preservar os professores e fazer esse combate contra à violência para melhorar a educação aos nossos alunos. Eu abracei esse projeto porque entendo que é na educação que aprendemos os caminhos da vida”, destacou Orlando. “Se tivermos preocupação com os professores, teremos uma educação de qualidade para os nossos filhos”, emendou.

O parlamentar destaca que este é um projeto que protege a integridade do profissional e valoriza a categoria. “O projeto é importantíssimo para a educação e para o magistério municipal. Ele abre a possibilidade para a criação de mecanismos que possam ajudar o professor no enfrentamento de situações de violência e indisciplina em sala de aula”, destaca o autor do projeto.

Informações da Ascom/CMSF