Simões Filho: Prefeitura lança Programa de Eficiência Energética


Simões Filho ganhou um programa que prevê auto-suficiência na produção de energia elétrica e sustentabilidade. A iniciativa faz parte do conjunto de atividades em comemoração aos 60 anos de emancipação política e que impulsiona o desenvolvimento da cidade.

O lançamento do Programa aconteceu nesta quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores e conta com a coordenação da Secretaria de Planejamento e Habitação (Seplan), visando o desenvolvimento e a inovação com sustentabilidade, além de fomentar o pioneirismo na promoção da Política Pública.

Entre as diretrizes que compõem o programa estão o apoio à pesquisa, ao desenvolvimento, divulgação e promoção do uso de tecnologias em fontes renováveis de energias e de conservação energética; Promoção da ecoeficiência por meio de incentivo à adoção e utilização de tecnologias mais limpas; capacitação e conscientização acerca do uso racional dos recursos energéticos e redução de emissões de gases de efeito estufa; Estabelecimento de metas anuais de redução de consumo energético dos órgãos públicos; dentre outro.

O Programa garante também a criação o Comitê Gestor dos Índices e Indicadores de Eficiência Energética; Aplicação do Programa nos prédios públicos já edificados ou em fase de edificação, bem como os particulares que estejam sob a administração do poder público; e o Selo de Certificação Sustentável em edificações no Município, que pode garantir descontos no IPTU.

O encontro contou com a presença do Prefeito Dinha Tolentino; vice prefeito, Sid Serra; deputada estadual, Kátia Oliveira; do secretário de Planejamento e Habitação (Seplan), Kemmuel Menezes; vereadores e demais secretários.